Motor de Partida 0001.192.094 da SEG Automotive: Confiabilidade Exclusiva Para a Linha Ford
O motor de partida 0001.192.094, fabricado pela SEG Automotive, destaca-se como uma solução de alto desempenho e durabilidade para veículos da linha Ford equipados com o motor Dragon 1.5 12V.
Este componente é aplicado em modelos amplamente populares, como o Ford Ecosport, Ford Ka e Ford Ka Sedan. Sua combinação de potência, eficiência e compatibilidade assegura o desempenho original, atendendo às exigências dos motoristas e das oficinas de reparação.
Especificações Técnicas do Motor de Partida 0001.192.094
O motor de partida 0001.192.094 pertence à família C60-M, uma linha de motores conhecida pela robustez e confiabilidade. Com uma potência de 1000 W, o componente oferece torque suficiente para garantir partidas rápidas e eficientes.
O motor possui pinhão com 11 dentes, trabalhando no sentido de rotação horário, o que o torna compatível com a configuração mecânica encontrada nos veículos Ford. Além disso, operando com uma tensão elétrica de 12 V, o 0001.192.094 atende aos padrões universais dos sistemas elétricos automotivos, garantindo fácil integração e instalação em veículos compatíveis.
Aplicação no Ford Ecosport
Conhecido como primeiro SUV compacto do mercado, o Ford Ecosport é amplamente popular no Brasil, que combina versatilidade e desempenho, especialmente em sua segunda geração equipada com o motor Dragon 1.5. O motor de partida 0001.192.094 é aplicado em diversos modelos da linha, abrangendo os seguintes:
- Versões com Transmissão Automática (AT):
- Ecosport 100 Anos 1.5 AT (2019-2021)
- Ecosport Freestyle 1.5 AT (2017-2021)
- Ecosport Freestyle Plus 1.5 AT (2019)
- Ecosport SE 1.5 AT (2017-2021)
- Ecosport SE Direct 1.5 AT (2017)
- Ecosport Titanium 1.5 AT (2019-2021)
- Versões com Transmissão Manual:
- Ecosport Freestyle 1.5 (2017-2021)
- Ecosport SE 1.5 (2017-2021)
Aplicação no Ford Ka
O Ford Ka, um dos modelos mais populares da Ford, destaca-se por seu desempenho eficiente e economia de combustível. Equipado com o motor Dragon 1.5 L que gera 128 cv abastecido com gasolina e 136 cv com etanol, o Ka tem diferentes versões nas quais o motor de partida 0001.192.094 desempenha um papel essencial.
- Versões com Transmissão Automática (AT):
- Ka 100 Anos 1.5 AT (2019-2021)
- Ka Freestyle 1.5 AT (2018-2021)
- Ka SE 1.5 AT (2018-2021)
- Ka SE Plus 1.5 AT (2019-2021)
- Ka Titanium 1.5 AT (2018-2021)
- Versões com Transmissão Manual:
- Ka Freestyle 1.5 (2018-2019)
- Ka SE 1.5 (2019)
- Ka SE Plus 1.5 (2019-2021)
Nessas versões, o motor de partida garante a confiabilidade tanto em modelos automáticos quanto manuais, sendo essencial para a eficiência e praticidade que os motoristas esperam.
Veja também
Motor de partida SEG Automotive F000.AL0.150: conheça tudo sobre o modelo para Ford Cargo
Motor de Partida SEG Automotive F000.AL0.151 para pick-ups e caminhões Ford
Problemas com a Partida do Ford Ka e Ecosport
Muitas vezes o diagnóstico de problemas com partida, podem por vezes, confundir proprietários como também reparadores. A seguir, separamos algumas dicas de diagnóstico para problemas de partida no Ford Ka e na Ecosport com motor 1.5 Dragon.
1. Verificar o motor de partida
- Sintoma: Quando o motor esquenta após o acionamento do eletroventilador, o veículo não dá partida.
- Diagnóstico: O motor de arranque pode estar com problemas, especialmente se houver um desgaste no porta-escova, dessa forma, verifique o aperto dos parafusos do porta-escova e desgaste aparente. Um parafuso mal apertado pode causar falhas intermitentes, como por exemplo, o motor não girar ou girar de forma lenta e pesada.
- Solução: Substituir ou corrigir o porta-escova, se necessário, revise o motor de partida para eliminar possíveis falhas nas escovas ou no induzido.
2. Monitorar a carga da bateria
- Sintoma: O carro pode ter dificuldades para dar partida, especialmente com o motor quente.
- Diagnóstico: Uma bateria com carga insuficiente pode não fornecer a energia necessária para o motor de partida, principalmente em condições de alta temperatura, onde a resistência interna da bateria aumenta. Verifique a tensão da bateria enquanto tenta dar partida no veículo.
- Solução: Caso a carga da bateria esteja abaixo do recomendado, substitua-a ou verifique o sistema de recarga (alternador e regulador de tensão).
3. Inspeção do sistema de injeção
- Sintoma: Luz da injeção acesa e dificuldade em manter o motor em funcionamento.
- Diagnóstico: A luz de injeção pode estar relacionada a uma falha de ignição, bem como um atuador de borboleta defeituoso. A leitura dos códigos de falha (DTCs) ajuda a identificar o componente afetado.
- Solução: Utilize um scanner para identificar códigos de falha. Verifique velas, bobinas e atuadores da borboleta e substitua os componentes defeituosos.
4. Problemas no pedal de embreagem
- Sintoma: O motor não dá partida ao pressionar o pedal da embreagem e eventualmente, é necessário bombear o acelerador.
- Diagnóstico: Isso pode indicar um defeito no sensor do pedal de embreagem, que impede o reconhecimento correto da posição e dessa forma, não libera o sinal de partida para a ECU.
- Solução: Verifique o sensor do pedal de embreagem e sua fiação. Substitua o sensor caso apresente falhas.
5. Verificar o sistema de aterramento
- Sintoma: Motor de arranque “pesado” e falhas intermitentes ao tentar dar partida.
- Diagnóstico: Conexões de aterramento frouxas ou corroídas podem resultar em uma queda de tensão significativa, especialmente em altas temperaturas, ou seja, isso aumenta a resistência no circuito elétrico do motor de partida.
- Solução: Inspecione os pontos de aterramento do motor de arranque, bem como do chassi. Limpe e reaperte as conexões para garantir contato elétrico eficiente.
6. Problemas no atuador da borboleta
- Sintoma: Motor falhando, dificuldade para dar partida e ao mesmo tempo, luz de injeção acesa, especialmente com o motor quente.
- Diagnóstico: O atuador da borboleta pode estar apresentando mau funcionamento, logo, causando elevação excessiva da carga do motor e falhas de ignição.
- Solução: Substitua o atuador da borboleta se detectado mau funcionamento e em seguida, faça o reset da ECU, se necessário.
Produtos Similares e Substituições para o Motor de Partida 0001.192.094
Antes de mais nada, no mercado automotivo, a intercambialidade de peças é fundamental para garantir que os veículos possam ser mantidos e reparados de maneira eficiente. O motor de partida 0001.192.094 oferece essa flexibilidade, sendo capaz de substituir diversos modelos, conforme os códigos listados abaixo:
- Ford Original GN15-11000-AA
- Ford Original KN15-11000-AA
- SEG Automotive F000.C60.302
- SEG Automotive F000.C60.303
Esses códigos de produtos similares mostram que o motor de partida 0001192094 pode ser aplicado em uma variedade de veículos que utilizam essas referências, mantendo o desempenho, bem como a confiabilidade originais. Consulte o catálogo online para mais aplicações.
Principais Componentes de Reparo
Os componentes de reparo fabricados pela SEG Automotive para o motor de partida 0001.192.094 não são exclusivos para este modelo, mas também compatíveis com motores de partida similares. Isso garante uma ampla versatilidade para oficinas e profissionais do setor.
- Código da Peça: 1004.339.000
- Descrição: Porta-Escovas, C60-M / C60-L
- Código da Peça: 1004.011.600
- Descrição: Induzido, 17 Dentes, C60-M
- Código da Peça: 2339.345.107
- Descrição: Solenoide
- Código da Peça: 1007.010.256
- Descrição: Alavanca do Garfo e Mola Dobradiça
O motor de partida 0001192094 é uma solução versátil, capaz de substituir não apenas modelos originais da Ford como também, produtos equivalentes da própria marca. Sua aplicação vai além de assegurar partidas eficientes, oferecendo do mesmo modo, confiabilidade e durabilidade que atendem às demandas diárias dos motoristas, seja no Ford Ecosport, Ka ou Ka Sedan.