Chave magnética do motor de partida: como descobrir se tem problemas e reparar?
Você sabe o que é a chave magnética do motor de partida? Esse tema é muito importante para veículos que contam com partida elétrica. Nesse contexto, a manutenção desse equipamento é fundamental, pois se ela não for feita de maneira adequada, você pode ficar na mão e ter grandes dores de cabeça com o seu automóvel, o que é bastante desagradável, não é mesmo?
Pensando na relevância desse assunto, neste post vamos explicar o que é a chave magnética do motor de partida e destacar como é possível testá-la. Além disso, descreveremos quais são os principais problemas que ocorrem na chave magnética do motor de partida e informaremos como a SEG pode ajudá-lo nesse contexto. Acompanhe a seguir.
O que é a chave magnética do motor de partida?
Antes de explicarmos sobre esse tema, é necessário destacarmos o que é o motor de partida para que seja possível uma melhor compreensão em relação a esse relevante assunto.
O motor de partida também pode ser chamado de motor de arranque. Esse conceito faz referência à parte do motor principal que se encarrega de dar os primeiros giros. Ele é uma peça elétrica presente nos veículos.
Após a pessoa acionar o motor de partida, forma-se um campo magnético entre o induzido e a bobina. Quando esse fenômeno acontece, o campo magnético impulsiona o bendiz a girar. De maneira simultânea, o automático de partida empurra a mola e faz o motor dar os primeiros giros. Desse modo, podemos dizer que o campo e a chave magnética são fundamentais para o funcionamento adequado do motor de partida.
Como é possível testá-la?
Para testar a chave magnética do motor de partida, é preciso ter uma chave de fenda e um voltímetro. Primeiramente, você vai estacionar o seu automóvel em um local seguro para fazer o procedimento.
Na sequência, é preciso encontrar os conectores elétricos do solenoide. Um deles tem o fio encaixado na partida, é a carga positiva. Por meio do voltímetro, você poderá verificar se o solenoide funciona de maneira adequada.
Coloque o voltímetro no polo positivo com o objetivo de verificar se o solenoide recebe a quantidade ideal de energia. Peça auxílio a um amigo para dar partida no veículo.
Por fim, teste o solenoide com a corrente direita da bateria. Caso o solenoide seja ativado e a voltagem seja aplicada na bateria, a chave magnética do motor de partida está funcionando normalmente e não há nenhum problema.
Quais são os principais problemas que ocorrem na chave magnética do motor de partida?
Existem diversos problemas que podem acontecer na chave magnética do motor de partida. Nesse cenário, é muito importante conhecê-los para que você consiga entender o que pode ser feito em cada situação e, consequentemente, esteja mais bem preparado e prevenido diante de diferentes imprevistos que possam surgir.
Entre os principais problemas que podem acontecer estão o induzido apresentando desgaste, o bendix patinado, a escova gasta e a chave magnética que não atraca. Ainda, há alguns problemas indiretos que podem aparecer. Destacaremos essas questões detalhadamente e informaremos o que pode ser feito em cada situação na sequência deste post.
Induzido com desgaste
Um dos problemas mais comuns é quando o induzido do motor de arranque está desgastado. Na maioria das vezes, isso acontece devido ao uso corriqueiro do veículo. Por esse motivo, essa situação costuma ocorrer com bastante frequência.
Quando isso acontece, o motor fica mais pesado e passa a girar com mais dificuldade. Por esse motivo, no momento de fazer a manutenção, é muito importante realizar a troca dessa peça, pois conforme ela vai se desgastando o problema pode surgir novamente.
Bendix patinado
Pelo fato de ser a peça que entra em contato diretamente com o volante do motor, o bendix acaba sofrendo mais desgaste se o compararmos com outros elementos presentes no motor de partida.
Quando o bendix apresenta defeito, o barulho do impulsor do motor de partida fica como se o motor estivesse girando em falso. Essa questão acontece justamente por causa do desgaste da engrenagem localizada no bendix.
Escova gasta
Trata-se de um dos defeitos mais encontrados pelos proprietários de veículos. Essa questão ocorre porque o material das escovas costuma ser macio e condutor. Quando essa situação acontece, é preciso trocar as escovas. No entanto, isso é bem simples e pode ser feito rapidamente. Além disso, trata-se da forma mais barata de manutenção do motor.
Chave magnética que não atraca
Quando esse problema ocorre, após acionar o motor de partida, você só vai ouvir um ruído de “TEC” alto, mas nada acontece. Nessa situação, é necessário trocar a chave magnética ou o solenoide do motor de partida.
Problemas indiretos
Pode ser que o veículo tenha algum outro defeito. Nesse contexto, diversos problemas indiretos podem fazer com que o volante do motor não gire, o que poderia forçar o motor de arranque a se destruir. Se isso ocorrer com o seu veículo, a melhor solução é trocar o motor de partida por completo.
Como a SEG Automotive pode ajudar nesse momento?
A SEG Automotive é fornecedora mundial de motores de partida, alternadores e componentes. Além disso, fornece soluções para veículos de passeio, comerciais e fora de estrada.
Atualmente, a empresa também está presente no mercado de reposição. Certamente, temos a peça certa para ajudá-lo com seu veículo. Fornecemos as melhores peças do mercado e estamos prontos para oferecer o melhor suporte e atendimento a você, pois nosso objetivo é ajudá-lo!
Como é possível perceber, a chave magnética do motor de partida é um elemento fundamental nos veículos. Nesse contexto, é muito importante conhecer sobre esse tema, fazer o teste de maneira adequada e identificar os problemas para que seja possível solucioná-los. Desse modo, você pode evitar dores de cabeça no futuro com o veículo e, consequentemente, ficar mais tranquilo.
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