Quais são os problemas comuns no motor de partida do caminhão?
Para que o motor do carro comece a funcionar, é necessário que ele receba um impulso e seja retirado da sua condição de repouso. O equipamento responsável por essa função é o motor de partida (também chamado de motor de arranque), que transmite o giro para as engrenagens do motor e, assim, possibilita que a partida seja realizada.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o funcionamento do motor de partida não é o mesmo em todos os veículos. No caso dos caminhões, que possuem motores a diesel e são conhecidos pela robustez e alta potência, há algumas particularidades específicas, uma vez que esses modelos não funcionam com gasolina, álcool ou gás natural (nos chamados motores ciclo Otto).
Por essa razão, é comum que um caminhão apresente problemas de partida diferentes dos motores tradicionais. Para ajudá-lo a entender mais sobre o assunto, preparamos este artigo em que abordamos as principais características de um motor de partida de caminhão e os problemas mais comuns encontrados nesse tipo de veículo. Acompanhe!
Diferenças entre o motor de partida de um veículo leve e o de um caminhão
O torque é essencial para o movimento de veículos pesados, como é o caso de caminhões e ônibus. É por isso que esse tipo de veículo utiliza motores a diesel, pois conseguem atingir quantias significativas de torque em baixas rotações, especialmente em comparação ao uso da gasolina.
Nesse sentido, a diferença entre o motor de partida de um carro tradicional para o de um caminhão é a potência. Afinal, é necessária uma capacidade muito maior para acionar um veículo pesado, o que significa que o motor de partida do caminhão é muito mais potente do que o de um automóvel de passeio, além de ter uma maior taxa de compressão.
Porém, no que diz respeito ao motor de partida, as diferenças param por aí. Em carros leves e pesados, o equipamento tem a mesma função e composição, sendo constituído por seis peças principais: carcaça, escovas, impulsor, induzido, pinhão e solenoide.
Principais defeitos no motor de partida
Se o motor de partida do caminhão tem características semelhantes às do equipamento dos outros automóveis, eles tendem a apresentar também falhas parecidas. Confira, a seguir, os principais defeitos que podem ser encontrados no motor de partida de um caminhão.
Ruídos ao ligar ou desligar o veículo
Um dos principais problemas no motor de partida é quando o motorista liga ou desliga o carro e percebe a presença de um ruído alto. Nesse caso, é bem provável que haja uma falha no rolamento, uma vez que o motor de partida não possui nenhum tipo de correia.
Defeito no induzido
O induzido é responsável por conduzir a onda elétrica no motor de partida, fazendo com que ela circule e faça as demais peças do equipamento funcionarem de maneira adequada.
Há diferentes motivos para uma falha no induzido. Os problemas podem surgir devido a um desgaste natural, pelo uso constante do arranque ou quando o bendix fica preso ao volante.
Se você perceber na oficina que o caminhão de um cliente está com um problema no induzido, é bem provável que todo o motor de partida esteja danificado. Nesse caso, o recomendado é trocar a peça completa para evitar que outros problemas apareçam.
Problemas nas escovas
A sensação de “peso” durante o giro inicial do motor de partida, como se houvesse algo emperrando as engrenagens, é um problema bastante incômodo. Ele é característico de um defeito nas escovas do motor de partida.
Essas peças têm como função facilitar os giros do motor e tendem a se desgastar mais com o tempo em relação a outros componentes. A boa notícia é que elas são fáceis de serem substituídas.
Falhas na chave magnética
Conhecida também como automático de partida, a chave magnética gera o campo magnético necessário para que o motor de partida crie os primeiros giros. Caso haja algum defeito na peça, o sistema não vai funcionar.
A presença de um estalo é o principal indício de que há algo errado com a chave magnética, o que ocorre pelo fato de o campo magnético ser criado, mas não mantido. Assim, é preciso trocar o item.
Falhas no pinhão
O pinhão do motor de partida, ou bendix, sofre bastante pressão por transmitir o giro do volante para o motor. Por isso, ele tende a apresentar problemas com frequência, sendo caracterizado pela emissão de um ruído alto, como uma serra motorizada.
Nesse caso, é sinal de que o bendix não está encaixado corretamente às outras peças ou está fixado demais ao volante.
Como aumentar a vida útil do motor de partida do caminhão
Em muitos casos, um problema no motor de partida do caminhão é causado pelo desgaste natural das peças. Porém, alguns maus hábitos também podem danificar as peças que compõem o sistema. Confira, a seguir, algumas dicas para aumentar a vida útil do equipamento:
- a chave jamais deve ser girada na ignição quando o veículo estiver em funcionamento, pois isso faz com que o pinhão tente se encaixar na cremalheira em movimento;
- se o motor do caminhão não pegar, deve-se evitar acioná-lo por mais de 10 segundos ou fazer várias tentativas seguidas, pois isso é bastante prejudicial para o motor;
- o motor não pega? A dica é esperar cerca de dois minutos entre os giros da chave;
- na oficina, observe atentamente o motor de partida do caminhão e veja se todas as peças estão funcionando bem. A recomendação é fazer as manutenções a cada 10 mil quilômetros ou duas vezes ao ano e utilizar apenas itens originais e de qualidade nas substituições.
Um caminhão é formado por diferentes sistemas e equipamentos, e o motor de partida é um dos seus componentes mais importantes. Afinal, é ele que permite o funcionamento do motor principal e, sem ele, seria impossível dirigir.
Pelo fato de o caminhão ser um veículo pesado, lembre-se de sempre ter atenção especial ao motor de partida, uma vez que ele tem uma potência maior do que a de veículos comuns e, por isso, pode apresentar problemas com o tempo.
Depois de conferir as principais informações sobre o motor de partida do caminhão, que tal ler outros artigos relacionados ao assunto? Para isso, continue sua visita em nosso blog e saiba quais são as falhas no bendix do motor de partida e como trocá-lo!