Engrenagem planetária: entenda como funciona e como repará-la!

6 minutos para ler

Utilizadas pelo sistema de transmissão do automóvel em aplicações variadas, as engrenagens são essenciais para o bom funcionamento do carro. Existem diversos tipos de engrenagens, e uma das mais importantes é o conjunto de engrenagens planetárias.

Para entender a importância desse equipamento, basta imaginar dois veículos: um manual e um automático. Enquanto no manual é necessário engatar e desengatar diferentes engrenagens para conseguir mudar a marcha, no automático há um conjunto que produz diferentes relações de marcha automaticamente. Estamos falando do conjunto planetário de engrenagens.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, este post é para você. A seguir, explicamos o que é a engrenagem planetária e como ela funciona, além de trazer dicas para que você saiba como fazer reparos na peça. Continue a leitura para conferir!

O que é a engrenagem planetária?

O interior de uma caixa de câmbio automática é composto por diferentes componentes. Há um conjunto de cintas e de embreagens, o sistema hidráulico, a bomba de engrenagem e, claro, o conjunto de engrenagens planetárias.

Sem essas engrenagens, não seria possível ao motorista mudar de marcha e nem mesmo acelerar o carro. Afinal, trata-se de um conjunto de peças internas capaz de transferir o torque do motor às demais partes do veículo, o que provoca a mudança na velocidade.

O movimento exercido por essas engrenagens motivou o seu nome. Isso porque as engrenagens planetárias fazem um movimento parecido com o do sistema solar, girando ao redor do eixo do pinhão.

Quais são seus componentes?

O conjunto de engrenagem planetária é formado por três tipos de engrenagens diferentes: a anelar, a solar e as planetárias. Além disso, o conjunto também conta com um transportador. Saiba mais sobre esses dispositivos a seguir.

Engrenagem anelar

Como o próprio nome já diz, a engrenagem anelar tem o formato de um anel. Ela possui dentes internos, de modo que o rolamento das engrenagens planetárias em seu compartimento seja possível, de maneira precisa e eficaz.

Engrenagem solar

Essa peça está localizada no centro da caixa, cercada e articulada com as engrenagens planetárias. Ela possui dentes precisamente iguais e, quando a parte mecânica do veículo é acionada, a engrenagem solar transmite torque para que as engrenagens planetárias, que estão à sua volta, girem.

Engrenagens planetárias

São as engrenagens que giram entre as engrenagens solar e anelar. Elas são forçadas a dar uma volta completa a fim de satisfazer a condição de velocidade desejada.

Transportador

Todas as engrenagens são montadas em um membro giratório, o transportador, que também é conhecido por outros dois nomes: braço ou gaiola. Quando o transportador gira, ele fornece uma saída de alto torque e baixa velocidade.

Como funciona o equipamento?

Como já abordamos, em um conjunto de engrenagem planetária, a engrenagem anelar gira em torno das engrenagens planetárias, que giram em torno da engrenagem solar, que, por fim, gira em seu próprio lugar.

Desse modo, o funcionamento do conjunto se dá da seguinte forma:

  • no momento em que a parte mecânica do veículo é acionada, a engrenagem solar começa a girar em alta velocidade;
  • em seguida, as engrenagens planetárias, dispersas em torno do eixo, engrenam com as peças solar e anelar, de modo que elas são forçadas a orbitar ao seu redor;
  • à medida que as engrenagens giram, o conjunto cumpre sua função: transformar a alta velocidade do motor em uma velocidade menor com aumento do torque.

Onde a engrenagem planetária é utilizada?

Essas engrenagens são usadas frequentemente em veículos e máquinas em que há a necessidade de uma grande quantidade de torque e de redução de velocidade. Isso ocorre porque a carga é distribuída de forma uniforme e as engrenagens são bastante resistentes a danos.

Com isso, além de estar presente nos automóveis, elas também podem ser empregadas em tratores, equipamentos de construção, motores de turbina, alimentadores de papel, turbinas eólicas, chaves de fenda elétricas, entre diversos outros itens.

Como é possível fazer o reparo da peça?

A carga absorvida pelas engrenagens planetárias é perfeitamente equilibrada em condições normais. No entanto, uma peça pode ficar mais perto ou mais longe que as outras no eixo da engrenagem solar.

Outro problema que pode ocorrer no conjunto e provocar danos a seus componentes é quando o eixo de rotação do transportador fica ligeiramente desregulado. É comum, também, a fadiga térmica e cíclica, que pode ocorrer pela distribuição limitada de carga.

No entanto, é importante destacar que, se o desequilíbrio for pequeno, o conjunto é capaz de aceitá-lo e funcionar perfeitamente. Nesse caso, as engrenagens planetárias gradualmente distribuem a carga de maneira uniforme.

A seguir, separamos algumas orientações para a hora de reparar o conjunto de engrenagem planetária. Confira:

  • identifique se as peças planetárias estão encaixadas de forma correta ao redor do eixo da engrenagem solar;
  • durante a manutenção, as características principais do dispositivo devem ser respeitadas, como grau de rigidez alto, baixa inércia, eficiência acima de 95% e folga de torção reduzida;
  • use subconjuntos flutuantes para ajudar a equilibrar as cargas das engrenagens planetárias;
  • faça montagens suaves, de modo que os movimentos das peças não sejam afetados.

Por que a manutenção é importante?

Assim como qualquer equipamento do veículo, quando a engrenagem planetária apresenta alguma falha, diversos problemas podem aparecer. Muitas vezes, as falhas podem até mesmo representar riscos de acidentes.

Mas se a manutenção for feita de maneira adequada, é possível garantir o bom desempenho do carro e melhorar o torque de saída, assim como evitar gastos altos no futuro. Afinal, ao recuperar a peça, é possível evitar a compra de todos os itens do conjunto.

Neste post você conferiu as principais informações sobre a engrenagem planetária, desde a função dessa peça até como repará-la. Agora, você tem as principais informações em mãos para garantir uma boa atuação na sua oficina.

Não se esqueça de conscientizar os seus clientes sobre o quanto a manutenção preventiva é uma prática importante. Isso porque, sem esse serviço, as peças do veículo apresentarão falhas em momentos inoportunos, o que pode comprometer a segurança do motorista no trânsito e provocar altas despesas.

Gostou deste conteúdo?

Se quiser acompanhar outras publicações interessantes, siga nossa página no Facebook!

Você também pode gostar