Como identificar problemas no regulador de voltagem? Saiba

regulador de voltagem
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Existem diversos acessórios nos carros atuais que precisam de eletricidade para funcionar. É o caso do ar-condicionado, faróis, lâmpadas, escova do motor de partida, entre diversos outros. Para que esses equipamentos funcionem, entra em ação um importante componente do automóvel: o alternador.

Tendo a função de converter energia mecânica em energia elétrica, evitar problemas no alternador é essencial para o funcionamento do veículo. Afinal, ele é responsável por carregar a bateria automotiva e alimentar todos os acessórios elétricos do carro. Isso significa que, sem o alternador, a maior parte dos itens elétricos não funcionaria, sendo impossível até mesmo dirigir.

O alternador é movido por uma correia, necessitando de uma rotação específica que varia de modelo para modelo. Para que ele consiga gerar eletricidade de maneira adequada, é preciso que seus componentes atuem em conjunto.

Um dos itens vitais do alternador é o regulador de voltagem, que contribui diretamente para que a alimentação da corrente elétrica do alternador seja feita corretamente. Como o equipamento pode gerar dúvidas entre muitas pessoas, preparamos este artigo com as principais informações sobre o assunto. Acompanhe!

O que é um regulador de voltagem? 

Também chamado de regulador de tensão, o regulador de voltagem é uma peça eletromecânica cuja função é ajustar a tensão de saída da energia que é enviada pelo alternador para a bateria. Dessa forma, ele garante o envio da voltagem adequada para a bateria, evitando cargas baixas ou altas demais.

O acessório funciona com uma carga 10% a 15% maior do que a da tensão de saída, o que representa entre 13,5 e 14,5 volts num circuito elétrico padrão de 12 volts. Ao manter a voltagem nesse parâmetro, o regulador garante que o alternador reponha a carga gasta pela bateria durante o funcionamento do veículo e dos componentes elétricos.

Com isso em mente, podemos dizer que, sem esse equipamento, a bateria do automóvel teria muitos problemas, uma vez que a carga elétrica enviada pelo o alternador seria incorreta, o que causaria danos na bateria automotiva.

O alternador com regulador de voltagem existe há mais de 100 anos, tendo sido desenvolvido em 1913 para servir como fonte energética para os faróis. Em 1914 ele passou a alimentar a partida elétrica e, em 1926, o limpador de para-brisa. De lá para cá, a tecnologia da peça não mudou muito e o regulador segue tendo um papel fundamental para o seu funcionamento.

Como o regulador de voltagem funciona? 

O ajuste da tensão de saída para a bateria é necessário devido ao fato de o alternador girar junto com o motor. Com isso, a peça gera uma grande quantidade de energia e, conforme a rotação se eleva, ela tende a gerar uma carga maior e bastante variada. Com o veículo em movimento, o número de giros (RPM) do motor varia, em média, entre 800 e 5 mil.

O funcionamento do regulador de voltagem se dá tanto com o motor rodando quanto com o carro parado. Sempre que o automóvel ou um dispositivo eletrônico é acionado, é o dispositivo que garante que a tensão enviada seja fixa, não permitindo que eles sejam danificados pela variação da carga.

Além disso, o regulador de tensão atua de modo que a carga enviada pelo alternador seja maior do que a da bateria — o que permite que o equipamento possa ser carregado —, ao mesmo tempo em que disponibiliza a quantidade de energia certa para o funcionamento dos componentes elétricos.

Também é graças ao funcionamento do regulador que, mesmo em um nível muito baixo de giro do motor, a bateria trabalha em uma faixa de rotação aceitável. Isso porque, em uma rotação muito baixa, o alternador não conseguiria fornecer a carga adequada para alimentar a bateria se o regulador de voltagem não existisse, o que faria com que a bateria zerasse e o veículo não pudesse funcionar.

Como diagnosticar problemas no regulador de voltagem? 

Problemas no regulador de voltagem são mais comuns do que se pode imaginar, sendo a peça que mais estraga dentro do alternador. O principal motivo para isso é a grande quantidade de acessórios elétricos existentes nos veículos atuais. Desse modo, o regulador precisa atuar constantemente controlando a tensão enviada pelo alternador.

Para diagnosticar uma falha no equipamento, é importante escutar atentamente o que os clientes têm a dizer sobre o funcionamento do veículo, uma vez que problemas no regulador de voltagem podem deixar o motorista sem bateria e causar outros danos ao automóvel.

Porém, na oficina existem duas etapas básicas para saber se o regulador está funcionando adequadamente. Saiba quais são eles a seguir.

Faça uma inspeção visual

O primeiro passo para diagnosticar problemas no regulador de voltagem é fazer uma inspeção visual para saber se o componente está funcionando bem. Para isso, com o carro desligado, observe o alternador e o regulador com atenção.

Nesse momento, é importante também observar os demais componentes do alternador. Afinal, quando há alguma falha em outras peças do equipamento, os problemas se confundem e a origem pode não ser o regulador de voltagem. 

Depois, ligue o veículo e verifique se a bateria está sendo carregada de forma correta. Se a tensão estiver baixa demais ou houver algum problema no regulador, um alerta de bateria vai aparecer no painel.

Utilize um voltímetro ou multímetro

A inspeção visual é importante para observar se a parte mecânica do alternador está em ordem, mas ela não é suficiente para realmente avaliar se há problemas no equipamento. Por isso, é necessário utilizar um voltímetro ou multímetro para fazer a medição de propriedades elétricas como a tensão e a voltagem.

Ao utilizar o voltímetro ou o multímetro, é importante entender que o teste não é feito no próprio alternador, mas sim, na bateria do carro. Isso porque quando há problemas de regulação de voltagem no alternador, o problema é identificado na bateria. Confira o passo a passo para fazer o teste:

  • com o motor do carro desligado, conecte a ferramenta escolhida à bateria. O conector vermelho deve ser ligado ao polo positivo da bateria, enquanto o conector preto deve ir para o polo negativo. Essa etapa é necessária para saber se a bateria tem carga suficiente para que o alternador seja testado;
  • feita a ligação, defina a voltagem do aparelho em 20 volts;
  • em seguida, observe o leitor para verificar a voltagem da bateria. Se o medidor digital (ou ponteiro) apontar para um número acima de 12,2 volts, é sinal de que a bateria está boa para ser testada. Caso a leitura fique abaixo dessa marca, é preciso carregar a bateria ou fazer outro tipo de teste;
  • ligue o motor do veículo e os faróis, mantendo uma rotação de 2 mil rpm. Com esse giro, o alternador vai iniciar o carregamento da bateria;
  • com a rotação sendo mantida, é hora de testar novamente a bateria com a ajuda do voltímetro ou multímetro. Tenha muito cuidado nessa hora e não encoste nos polos da unidade de energia;
  • depois, verifique se o indicador vai até 13 volts. Com a oscilação de rotação, a voltagem deve ficar entre 13 e 14,5 volts. Se isso ocorrer, é sinal de que o alternador está funcionando bem e não há nenhum problema no regulador de voltagem. Se houver sinais de problemas, o dano pode estar na própria bateria;
  • a voltagem não passou de 13 volts com a aceleração ou caiu abaixo disso? Então, o problema é no alternador e você deve verificar o regulador.

Quais sinais mostram que pode haver um problema? 

Como abordamos, o regulador de voltagem é a peça que mais apresenta problemas do alternador. Mas a boa notícia é que, quando isso ocorre, o próprio carro dá alguns sinais de que há algo errado, de modo que o motorista pode procurar a oficina antes que os estator com defeito se torne algo mais sério.

No entanto, os problemas do regulador podem ser facilmente confundidos com falhas nos demais componentes do alternador e também na bateria. Por isso, separamos, a seguir, alguns dos principais indícios de que o regulador de voltagem está ruim.

Luz da bateria no painel não apaga

O principal sinal de que há um problema no regulador de voltagem é a luz da bateria no painel do carro que fica acesa direto, mesmo após a partida. Nesse caso, o problema pode ser tanto interno do regulador quanto causado por outras falhas, como escova do motor de partida baixa ou correia rompida. Seja qual for a origem da falha, será necessário trocar o regulador.

Se a luz ficar acendendo e apagando de forma intermitente, não precisa se preocupar: é provável que a situação ocorra devido a uma falta de ajuste na tensão da correia do alternador.

Luz da bateria não acende

O sinal da bateria no painel não acende em hipótese alguma? Este é outro indício de que o regulador de voltagem está com problemas e a bateria do automóvel não está sendo carregada adequadamente.

Dificuldade para dar a partida no motor

Algo errado no regulador também provoca esse sintoma. Isso porque, se a voltagem não estiver correta, pode parecer problemas no motor de arranque que não será acionado, havendo dificuldades para ligar o carro. Também pode haver perda de potência e a sensação de que o carro começa a “ratear” na hora do arranque.

Luzes fortes e dispositivos elétricos irregulares

Outro sinal comum de que há algo errado no dispositivo é quando as luzes do veículo (desde as do painel até do teto e dos faróis) ficam extremamente fortes ou então oscilam. Chiados no rádio também é um sinal de que algo não vai bem.

Nesse caso, o regulador não está se mantendo no limite máximo de tensão durante a carga, que geralmente é de 14,4 volts. Desse modo, pode haver uma sobrecarga da bateria e nos componentes eletroeletrônicos.

Cheiro de queimado na parte elétrica

A sobrecarga da bateria provocada por um mau funcionamento do regulador de voltagem também pode causar um cheiro de queimado vindo da parte elétrica.

Vazamento

Este é mais um sinal de sobrecarga da bateria. Nesse caso, o ácido da bateria pode ferver dentro dos seus vasos, o que pode provocar um vazamento.

Quais características importantes devem estar em dia?

Além do regulador de voltagem sofrer de desgaste natural, provocado por seu uso no dia a dia, é importante entender que o excesso de componentes elétricos no veículo também provoca falhas no dispositivo, assim como nos demais componentes do alternador.

Os problemas surgem devido ao fato de que, ao instalar acessórios — como faróis de neblina, som de alta potência e DVD, por exemplo, — além do suportado pelo carro, haverá uma grande demanda de energia pelos componentes eletrônicos. Desse modo, a amperagem será maior do que a bateria e o alternador estão aptos a fornecer.

Consequentemente, o alternador vai produzir mais energia do que o normal e seus componentes vão trabalhar mais. E o regulador de voltagem é um dos itens que será mais demandado e pode apresentar danos sérios com o tempo.

O que fazer no caso de identificar problemas? 

Caso um cliente chegue à sua oficina informando alguns dos sinais de problemas que listamos neste artigo, é provável que a falha esteja realmente no regulador de voltagem. Se você fizer os testes necessários e o problema realmente for constatado, é necessário fazer a substituição do dispositivo.

Vale destacar que, ao contrário de outras peças do veículo que podem ser recondicionadas ou reparadas, o mesmo não acontece no caso do regulador de voltagem. Se forem identificados problemas, a solução é trocar o item.

O regulador de voltagem é uma peça muito importante para o alternador, uma vez que, como o próprio nome já diz, é ele quem regula a voltagem gerada pelo dispositivo.

E apesar de os problemas no regulador serem mais comuns do que se pensa, felizmente os defeitos podem ser resolvidos facilmente, bastando apenas substituí-lo por uma peça de marca e de qualidade.

Agora que conferiu as principais informações sobre o regulador de voltagem, lembre-se de que você deve sempre contar com itens de qualidade na hora de fazer a manutenção de veículos na oficina.

Para isso, conte sempre com produtos de empresas de confiança e boa reputação, como é o caso da SEG Automotive, que está há mais de 100 anos no mercado e conta com produtos que se destacam pela confiabilidade, resistência e funcionalidade.

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