Qual é a importância do sistema elétrico do veículo?

sistema elétrico do veículo
6 minutos para ler

Quando um motorista circula pelas vias da cidade, dificilmente ele consegue imaginar os sistemas complexos que compõem o interior do automóvel. O funcionamento de um carro se dá pelo trabalho conjunto de diversas peças, equipamentos e sistemas, sendo o sistema elétrico do veículo um dos componentes mais importantes.

Além de permitir que o veículo funcione, o sistema elétrico também agrega mais conforto e segurança ao condutor na hora de se locomover. Por isso, ele é considerado fundamental para o bom funcionamento do carro.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto à função e à importância do sistema elétrico do veículo. Esse é o seu caso? Então, não precisa se preocupar. Continue a leitura para saber mais e responder a todos os seus questionamentos sobre o assunto!

Funcionamento do sistema elétrico do veículo

A função do sistema elétrico é gerar energia para alimentar todos os componentes elétricos do automóvel. Além disso, ele também é responsável por transmitir os sinais necessários para o funcionamento do carro. Basicamente, se um dos componentes do sistema não estiver operando corretamente, será impossível dirigir.

Há quatro componentes principais alimentados pela parte elétrica do carro. Entre eles está o circuito de partida, o circuito de bordo, a carga automotiva e a ignição do automóvel.

Principais componentes do sistema

O sistema elétrico do veículo é composto por bateria, motor de arranque e alternador. Saiba mais sobre esses dispositivos a seguir.

Bateria

Na bateria do carro, está armazenada a energia usada para alimentar toda a parte elétrica do veículo. O equipamento também fornece energia para que os demais dispositivos eletrônicos do automóvel funcionem.

Nesse sentido, a corrente elétrica fornecida pela bateria é necessária em diferentes processos, desde a iniciação da combustão até a alimentação das luzes, sistema de ignição, sistema de monitoramento, entre outros.

Motor de arranque

Conhecido também como motor de partida, o motor de arranque aciona o motor principal do carro até que ele esteja pronto para funcionar sozinho. Ele opera apenas por alguns segundos, ficando inoperante no momento em que a partida do automóvel ocorre.

Alternador

O alternador tem dois propósitos essenciais: manter a bateria carregada e alimentar as partes elétricas do carro. Seu funcionamento é parecido com o de um carregador de celular, fornecendo energia para a bateria enquanto sua carga é gasta durante a direção.

Importância do sistema elétrico para a performance de veículos

O sistema elétrico do veículo é fundamental para o funcionamento do automóvel como um todo. Não é à toa que muitas pessoas o consideram como o coração do carro — afinal, é ele que fornece a energia necessária para seu funcionamento correto.

Como praticamente todos os componentes do carro precisam de energia elétrica para exercer suas funções, podemos dizer que o sistema é imprescindível para o funcionamento do veículo. Basta uma simples falha em um dos componentes para que diversos problemas apareçam.

Sem energia, itens como luzes e faróis, ar-condicionado, som automotivo, rádio, entre diversos outros, não vão funcionar. E, se o motor de partida estiver inoperante, o veículo também vai deixar de operar.

Vida útil do sistema elétrico

Como cada componente do sistema elétrico do veículo possui uma durabilidade, é difícil dizer com exatidão sua vida útil. No entanto, é possível ter uma ideia aproximada observando quanto tempo dura cada peça. Confira:

  • bateria: em média, ela pode durar até quatro anos. Mas esse período depende da qualidade do produto, dos hábitos do motorista e da frequência da manutenção;
  • motor de partida: por ser pouco utilizado, esse equipamento dificilmente apresenta problemas e pode nunca precisar ser trocado. Porém, quanto maior a quantidade de partidas, maior o desgaste. Os produtos SEG Automotive são manufaturados para durarem 200.000 km em veículos leves e 400.000 km em veículos pesados);
  • alternador: o alternador não possui uma durabilidade específica, pois ela depende dos hábitos do condutor e também da frequência de utilização. A orientação é fazer a revisão periódica a cada 10 mil quilômetros para prevenir problemas;
  • fios e cabos: o sistema elétrico também é composto por fios e cabos, que não possuem uma vida útil definida. Sua durabilidade depende da qualidade das peças e das condições às quais elas são submetidas.

É importante destacar que, quando a vida útil de algum componente do sistema elétrico estiver chegando ao fim, o próprio carro começa a dar indícios de problemas. Partida pesada, luzes fracas e dificuldade para dar a partida ou para ligar acessórios são alguns dos sinais mais comuns.

Defeitos mais comuns no sistema

O principal motivo para que falhas apareçam no sistema elétrico é a ocorrência de uma pane elétrica. Essa situação pode ocorrer devido a diferentes fatores, como equipamentos eletrônicos mal instalados ou quando o carro é submetido a uso intenso, como durante um engarrafamento.

A seguir, listamos alguns defeitos que podem aparecer no sistema. São eles:

  • alternador com defeito, o que impede o carregamento da bateria;
  • fusíveis danificados;
  • bateria arriada, não conseguindo armazenar carga e sem força para girar o motor;
  • fios e cabos soltos;
  • problemas nas velas, como velas encharcadas ou frouxas;
  • defeitos na correia do alternador, como fissuras ou tensão;
  • falhas em algum componente do sistema de ignição (fio da bobina, magneto ou chave de ignição).

Neste post, você conferiu as principais informações sobre o sistema elétrico do veículo, desde como ele funciona e sua importância até os principais defeitos. Atento a esses pontos, agora você tem todo o conhecimento em mãos para exercer um trabalho de excelência em sua oficina e garantir que seus clientes estejam sempre satisfeitos.

E para evitar imprevistos e não ficar na mão, contar com peças de reposição de qualidade para o sistema elétrico é imprescindível. Por isso, busque sempre empresas que forneçam produtos de confiança, como os motores de partida e alternadores da SEG Automotive. A empresa está há mais de 100 anos presente no mercado e é referência na comercialização desses produtos.

Gostou de saber mais sobre o sistema elétrico do carro? Que tal conferir mais informações sobre veículos e agregar novas dicas à manutenção da oficina? Então, siga nosso Facebook!

Você também pode gostar