Quais são os principais problemas no automático do motor de partida?

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Para que o motor do automóvel comece a funcionar, é necessária uma grande força para impulsioná-lo. Nesse momento, entra em cena o motor de arranque ou motor de partida, que tem a função de iniciar todo o processo de movimento do motor principal do carro. Ou seja, sem ele, o veículo não funcionaria.

Como o motor de partida é acionado por apenas alguns segundos durante a partida, ele não é muito utilizado e, portanto, apresenta alta durabilidade. Porém, com o tempo, alguns de seus componentes podem se desgastar e apresentar falhas, como é o caso do automático.

Você sabe qual é a função do automático do motor de partida e quais os principais problemas que podem surgir na peça? Continue a leitura para conferir essas e outras informações sobre o assunto!

O que é o automático do motor de partida?

O automático do motor de partida é responsável por girar o campo magnético que cria os primeiros giros do motor de combustão. Ele está localizado dentro do solenoide e funciona como um interruptor, garantindo que a quantidade ideal de energia seja transmitida para o acionamento do motor.

O automático também é conhecido como chave magnética, sendo constituído por duas bobinas (que se atraem e retém energia) e por um condutor de corrente elétrica (composto por fios enrolados). São os fios do condutor que formam o campo magnético quando o motor de partida é acionado.

Quais são os principais problemas no equipamento?

Existem dois problemas principais que podem ocorrer no automático do motor de partida e impedir o seu funcionamento adequado. Conheça quais são eles:

  1. o automático gera o campo magnético, mas o solenoide não consegue mantê-lo;
  2. o automático não consegue acionar a mola para que o pinhão se encaixe na cremalheira. Assim, o pinhão gira sozinho.

Quais são os sinais de defeito mais comuns?

Agora que você já entende quais são os problemas mais comuns no automático do motor de partida, saiba que é possível perceber que há algo errado a partir de alguns sinais do veículo. Veja quais são eles a seguir.

Estalos durante a ignição

A presença de um estalo ao girar a chave do carro é o indício mais comum de que há algo errado. O barulho é causado pela incapacidade do solenoide de manter o campo magnético gerado pelo automático. Assim, a peça é acionada, mas para e não exerce sua função adequadamente.

Dificuldade para dar a partida no carro

Se você tentar ligar o automóvel, mas encontrar dificuldade na ação ou mesmo não conseguir fazê-lo, também pode ser que o automático esteja com problemas. Isso ocorre porque o campo magnético não é criado, e o motor de combustão não recebe os giros necessários para funcionar.

Presença de um zunido forte

Quando o motor elétrico é acionado, em algumas situações, é possível ouvir um zunido forte sem que o motor de combustão funcione. Nesse caso, é provável que o automático do motor de partida esteja com problemas.

O motivo para isso é o fato de a chave magnética não acionar a mola para que o pinhão se encaixe ao volante do motor. Com isso, o pinhão gira sozinho. Mas é importante ficar atento, pois um desgaste no pinhão também pode ser a causa do problema.

Como testar o automático do motor de partida?

Se um cliente chegou até a sua oficina informando alguns dos sinais que apresentamos no último tópico, é bem provável que o automático esteja com defeito. Mas, para tirar a dúvida, é possível fazer um teste na peça.

O teste não requer conhecimentos aprofundados, basta apenas que você tenha em mãos um voltímetro e uma chave de fenda. Como o automático faz parte do solenoide, o teste é feito nesse segundo equipamento.

Confira o passo a passo para executar o trabalho:

  • encontre os conectores elétricos do solenoide do motor de partida;
  • em seguida, coloque o voltímetro no polo positivo do solenoide e aterre o negativo para verificar se o dispositivo está recebendo energia em quantidades adequadas;
  • peça a ajuda de um colega para dar a partida no veículo. Em condições normais, o voltímetro deve indicar uma medição de 12 V;
  • depois, retire o fio da ignição e, com uma chave de fenda, conecte o positivo do solenoide no terminal onde a ignição se conecta;
  • ao fazer isso, serão aplicados 12 V diretamente na bateria. Assim, o solenoide e, consequentemente, o automático do motor de partida devem ser acionados.

Como resolver os problemas no automático do motor de partida?

Assim como as demais peças do motor de partida, o automático não é muito utilizado e apresenta alta durabilidade, não possuindo uma vida útil bem definida.

Se durante a revisão do carro for verificado que o automático do motor de partida realmente está com algum defeito, será necessário trocar a peça.

Caso haja um desgaste nos contatos do automático — seja nos contatos de acionamento de arranque, ignição ou bobina interna —, uma solução é inverter os contatos internos, uma vez que eles se desgastam apenas nas pontas. Assim, há uma parte que ainda pode ser utilizada e, com a inversão, o automático ainda vai funcionar por algum tempo.

No entanto, vale destacar que o recondicionamento do equipamento é possível somente quando há um problema nos contatos, mas não se a falha for na bobina em si. Afinal, reparar a peça será muito mais caro do que comprar um produto novo, e sua qualidade não será a mesma.

Por ser responsável por gerar o campo magnético necessário para os primeiros giros do motor de combustão, o automático do motor de partida tem um papel muito importante para o veículo. Por isso, sempre observe a peça para garantir o seu bom funcionamento e, durante a substituição, utilize itens de qualidade para evitar as chances de problemas.

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