Quais são as falhas no bendix do motor de partida e como trocá-lo?

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Para que o motor principal do carro funcione, ele precisa receber um impulso inicial, de modo que consiga girar por conta própria. Você sabe quem é o responsável por esse impulso? Acertou quem disse o motor de partida.

bendix motor de partida

Também chamado de motor de arranque, o equipamento está localizado na caixa de marcha entre o volante do motor, e proporciona seus primeiros giros. O motor de partida gera a força necessária por meio das primeiras combustões, fazendo o veículo funcionar.

São muitos os componentes do motor de partida, com cada peça desempenhando um papel específico para que a sua função seja executada. Entre elas, estão: mancais, induzido, bobina, porta-escovas, solenoide (também chamado de automático ou chave magnética) e o bendix, que exerce uma função essencial.

Você sabe o que é o bendix do motor de partida, quais são seus principais sinais de defeito e como trocar a peça durante a manutenção? Continue a leitura deste post para ficar por dentro do assunto!

O que é o bendix do motor de partida e como ele funciona?

Também chamado de impulsor de partida ou pinhão, o bendix é responsável por dar início ao movimento do motor de combustão. Para entender como ele funciona, é necessário saber como se dá o funcionamento do motor de partida como um todo. Confira:

  • quando o motor de partida é acionado, um campo magnético é criado entre a bobina e o induzido;
  • o induzido recebe energia da bateria do carro e é energizado pelo porta-escovas;
  • o campo magnético faz com que o bendix gire;
  • ao mesmo tempo, o bendix é empurrado pela alavanca do automático e se conecta à cremalheira (também conhecida como volante do motor);
  • o contato do bendix com a cremalheira transfere o giro para o motor, fazendo o carro funcionar.

Depois de observar o funcionamento do motor de partida e o papel do bendix, podemos dizer que, sem ele, o veículo não funcionaria. Se essa peça não existisse, o motor não receberia o impulso inicial para começar a operar.

Quais são os sinais de que o bendix do motor de partida está com defeito?

Como o bendix entra em contato com a cremalheira sempre que a ignição do carro é acionada, a peça sofre um desgaste maior do que outros itens do motor de partida, por isso, pode apresentar alguns problemas com o passar do tempo.

Quando há algum problema, isso faz com que o bendix não consiga empurrar a engrenagem menor para fora com força suficiente, de modo que ela não é engatada totalmente. O resultado disso é o mau funcionamento do automóvel, o desgaste de outras peças, entre outros problemas.

Saiba quais são os principais sintomas de que o bendix do motor de partida está ruim ou com alguma falha:

  • o motor não gira e o carro não dá partida;
  • presença de barulho parecido com uma enceradeira ou serra motorizada ao tentar ligar o carro — isso ocorre porque a peça desliza nas engrenagens do volante e não se encaixa, ou porque o bendix está fixado demais ao volante;
  • o motor de partida engata, mas o motor principal não gira;
  • dificuldades esporádicas na hora de dar a partida;
  • cheiro ou presença de fumaça ao ligar o motor;
  • presença de ruído de moagem, que surge devido ao choque entre o volante e a coroa;
  • diminuição das luzes do veículo ao girar a chave.

Como fazer a troca do bendix do motor de partida com defeito?

Quando o bendix sofre com desgaste, ele se desgasta por inteiro. Não é recomendado, portanto, trocar apenas a mola ou a engrenagem do dispositivo, mas, sim, fazer a substituição de toda a peça caso apareça algum problema.

Substituir o dispositivo pode parecer algo complexo, mas não precisa se preocupar: esse é um trabalho fácil e rápido de ser realizado. O importante é ter calma e bastante cuidado ao manusear as peças, pois basta um descuido para danificar alguns dos componentes do motor de partida.

Para fazer a substituição do bendix, siga o passo a passo:

  • retire o motor de partida do veículo e coloque o equipamento em uma bancada para fazer o trabalho;
  • retire os parafusos e as porcas com a ajuda de uma chave combinada e de uma chave de fenda;
  • retire a parte superior do motor de partida — você conseguirá ver as escovas;
  • retire a parte central do motor de partida, solte o automático e o induzido;
  • solte o bendix do conjunto — limpe-o com um pano seco, se necessário;
  • certifique-se de que ele realmente está com problemas e substitua-o por uma peça de boa qualidade, caso o defeito seja verificado;
  • remonte o motor de partida seguindo os passos ao contrário.

Uma situação bastante comum é desmontar o motor de partida e perceber que uma peça que se imaginava danificada está em perfeitas condições, e as falhas estão em outro item. Também pode ser que haja mais de um item com problemas, por isso, atente-se às condições de todos os componentes e, se necessário, troque-os.

Depois de conferir nosso artigo e saber mais sobre o bendix do motor de partida, você tem todas as informações necessárias para entender quando a peça está com defeito e como substituí-la.

É importante destacar que limpeza e lubrificação podem ajudar a reduzir o desgaste do bendix e dos demais componentes do motor de partida, prolongando a vida útil de todo o sistema. Se o problema for mais sério, a substituição é imprescindível.

Não se esqueça de contar sempre com peças de boa qualidade na hora de fazer a manutenção do motor de partida. Desse modo, você evita que o carro estrague com frequência, além de prevenir acidentes e garantir a satisfação dos clientes — afinal, clientes satisfeitos são sinônimo de lucros maiores para a sua oficina.

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