Carros híbridos: 5 cuidados que os mecânicos devem tomar
Nos últimos anos, o mercado de automóveis elétricos e híbridos vem crescendo cada vez mais pelo mundo. E a expectativa é que, em alguns países, eles se tornem a maioria na frota de veículos. A Europa, por exemplo, propôs o fim da venda de carros a combustão para 2035.
Aqui no Brasil, apesar de os modelos elétricos e híbridos já serem uma realidade, o avanço do setor ainda é um desafio. Isso porque o alto preço dos modelos, a demora na recarga e o baixo número de postos de abastecimento impedem que esses carros se tornem tão populares quanto são no exterior.
No entanto, os carros híbridos já estão pelas ruas brasileiras e, para quem tem uma oficina mecânica, é imprescindível se preparar para atender a esse nicho. Neste post, trouxemos os 5 cuidados principais que todo mecânico deve tomar ao fazer a manutenção de carros híbridos. Continue a leitura para conferir!
Conheça as principais características dos carros híbridos
Apesar de ser um tema tão popular na atualidade, carros híbridos e elétricos ainda despertam muitas dúvidas entre a população. Basicamente, um veículo elétrico é aquele que possui um motor alimentado por uma bateria recarregável. Desse modo, a eletricidade é o único combustível do modelo.
Por outro lado, carros híbridos possuem dois motores: um elétrico e outro de combustão (que pode ser a gasolina, diesel ou etanol). Ambos os motores trabalham em conjunto e garantem que o veículo funcione, ao contrário dos modelos tradicionais, que possuem apenas o motor a combustão.
São diversos os benefícios de contar com um automóvel híbrido. Eles não emitem nenhum poluente, possuem um custo por quilômetro rodado mais baixo, são mais silenciosos e duráveis e têm manutenção mais em conta.
E, ao contrário de veículos elétricos, os híbridos têm um diferencial a mais: eles combinam a ótima autonomia e potência do motor a combustão com a economia e a emissão zero do propulsor elétrico.
Confira os 5 cuidados essenciais com carros híbridos na oficina
Mesmo que o motorista adote diversos cuidados no dia a dia, cedo ou tarde o veículo, seja ele híbrido ou não, precisa ser levado até a oficina para passar por um reparo. Além disso, adotar a manutenção preventiva é imprescindível para prevenir problemas e evitar danos maiores no futuro.
Como os carros híbridos contam com algumas particularidades, eles demandam alguns cuidados a mais. Confira os 5 cuidados principais que todo mecânico deve ter na oficina ao lidar com esses modelos.
1. Usar equipamentos de proteção adequados
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é imprescindível para a execução dos mais variados serviços da oficina. Na hora de lidar com carros híbridos, a situação não é diferente. Entre os EPIs indispensáveis estão óculos de proteção, luvas isolantes de classe zero até 1.000 V e sapatos isolantes.
2. Adaptar a oficina
Para que o trabalho seja feito com cuidado e segurança, é muito importante adaptar a oficina. Isso é necessário sobretudo para evitar acidentes, que podem ser causados durante o manejo de baterias de alta tensão.
Por isso, é preciso isolar e sinalizar o local em que o automóvel será desmontado de maneira adequada, colocando placas de alerta sobre o trabalho com alta tensão e cordões ou fitas de isolamento. Da mesma forma, é necessário isolar o perímetro de água e os condutores de energia.
3. Usar ferramentas específicas para esse tipo de serviço
Assim como é importante contar com EPIs, também é preciso usar as ferramentas adequadas para realizar o serviço em carros híbridos. O ideal é montar um kit básico de ferramentas com isolamento adequado, que deve conter torquímetro de estalo, cabo T, soquete estriado e luvas isoladas.
Outro instrumento que não deve faltar é o megômetro. Trata-se de um item de medição de isolamento de circuitos elétricos, com tensão entre 500 V e 15.000 V, empregado durante a leitura da corrente elétrica.
4. Capacitar-se na área
Como você pode ver, os carros híbridos demandam cuidados extras durante a revisão. Afinal, eles contam com alta tecnologia embarcada e têm particularidades específicas, que podem tornar o reparo um desafio em alguns casos.
Por isso é tão importante investir em treinamentos técnicos especializados nas oficinas, de modo que os mecânicos adquiram habilidades adequadas para atuar na área com segurança e eficiência.
5. Ter atenção aos cabos de alta tensão
Os carros híbridos possuem cabos na cor laranja — ou, em alguns modelos, na cor vermelha —, que servem para identificar os chicotes elétricos de alta tensão. A cor chamativa alerta para o perigo em potencial desses cabos, que requerem bastante cuidado.
A dica é evitar o contato com os cabos, a menos que a bateria de alta tensão tenha sido desconectada da parte traseira do automóvel. Agindo com atenção, não haverá riscos.
Veja como é feita a manutenção de carros híbridos
Como você já sabe, os automóveis elétricos e híbridos possuem preços mais altos do que os modelos convencionais do mercado. Esse é um dos fatores que fazem com que esses veículos ainda não sejam tão populares no Brasil.
Porém, a manutenção dos carros híbridos tende a ser mais barata, uma vez que eles requerem menos peças e acessórios. Consequentemente, há um menor desgaste mecânico e os veículos precisam de menos manutenção.
Os motores são outro motivo para a manutenção dos carros híbridos e elétricos ser mais barata. Afinal, esses automóveis possuem um gerador elétrico que executa a partida de forma natural, não havendo motor de partida, embreagem nem alternador.
Neste post, você conferiu os principais cuidados na hora de fazer a manutenção de carros híbridos na oficina. Por serem mais modernos e agregarem algumas funções específicas, esses modelos requerem bastante atenção por parte dos mecânicos, para garantir que o trabalho seja executado com o maior nível de segurança e qualidade possível.
E lembre-se de sempre seguir as indicações do fabricante. Por serem carros novos no mercado, as empresas que fabricam híbridos são as melhores fontes para resolver qualquer dúvida durante a manutenção.
Gostou deste artigo? Quer conferir outras dicas e orientações para a sua oficina? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba todas as novidades do nosso blog diretamente no seu e-mail!