[Infográfico] Problemas no alternador: como saber se ele está carregando?

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Um automóvel é uma máquina fantástica e repleta de peças, cada uma cumprindo o seu papel para que a dirigibilidade e a performance do veículo sejam as melhores possíveis. Assim, é importante conhecer cada parte dele para evitar contratempos.

Problemas no alternador, por exemplo, são uma dor de cabeça tanto para os proprietários como para os mecânicos. Pensando nisso, preparamos um artigo completo sobre essa peça automotiva e as causas de falhas nesse componente. Boa leitura!

O que é o alternador?

Primeiro, é importante definir o que é um alternador. Trata-se de um dispositivo capaz de transformar a energia mecânica de um motor em eletricidade e enviá-la diretamente para a bateria. Assim, o componente conseguirá recarregá-la durante o funcionamento geral do veículo.

O alternador se utiliza de um movimento de indução elétrica, no qual a energia flui por meio de um rotor. A partir daí, é criado um campo magnético destinado a movimentar os elétrons na bobina do estator — a parte de um motor que se mantém fixa à carcaça e que tem como principal função a condução do fluxo magnético.

Com isso, é gerada uma corrente alternada. Para se adequar à voltagem dos automóveis, que geralmente é de 12 volts, existe um retificador e um regulador de tensão, que são os responsáveis pela conversão de alternada para contínua.

Qual é o principal sinal de problemas no alternador?

“O alternador não está carregando” é uma frase que assombra todos aqueles que gostam de carros e dependem do seu veículo para se locomover. Trata-se do principal problema que pode ocorrer no componente — contudo, é possível solucioná-lo com algumas ações básicas. Vamos conhecê-las.

Checar a correia

O primeiro passo para conferir se está tudo ok com o alternador é realizar uma inspeção visual. Assim, você conseguirá checar se está funcionando bem na parte mecânica do veículo.

Primeiro, desligue o motor. Logo após, verifique a correia para conferir se ela está bem tensionada no veículo. Caso você constate folgas na correia Poly-V, por exemplo, terá encontrado uma causa comum de mal funcionamento no alternador.

Caso a correia esteja realmente folgada, você deve manipular o tensor da peça. Para isso, solte a porca que o segura na posição inicial e o puxe até que a correia esteja realmente tensionada.

Além disso, verifique o estado geral da correia, buscando rachaduras e trincados na peça. Se ela estiver em mau estado, será necessária a substituição imediata para evitar problemas sérios.

É importante notar que essa substituição é muito importante não só para o funcionamento adequado do alternador, mas também para outras peças periféricas do motor do veículo, como:

  • bomba d’água;
  • direção hidráulica;
  • ar-condicionado;
  • entre outras.

Depois dessa verificação, você poderá ligar o carro e checar se a bateria está carregando de forma adequada. A depender do modelo de veículo, um alerta de bateria será mostrado caso a tensão esteja baixa demais.

Esse alerta também é ativado caso exista algum problema na parte elétrica — o que envolve o alternador. Nesse caso, você deve tentar outro reparo, sobre o qual falaremos a seguir.

Utilizar um voltímetro

Para essa etapa, será necessário adquirir um voltímetro portátil. A boa notícia é que esse equipamento não custa caro e ajuda muito nos reparos relacionados ao alternador e outras peças.

É importante notar que o teste com o voltímetro ocorre na bateria, não no alternador. Com o aparelho em mãos, acione uma voltagem de 20v. Com o motor desligado, é o momento de finalmente conectar o voltímetro à bateria.

O conector vermelho do voltímetro deve se conectar ao polo positivo da bateria. Já o preto deve se ligar ao polo negativo. Após escolher essas opções, não deixe de verificar a voltagem da bateria.

Caso o ponteiro sinalize um valor acima de 12,2 volts, é provável que a bateria esteja em boas condições para a realização do teste. Contudo, caso o número esteja abaixo, será necessário carregá-la.

Na próxima etapa, ligue o motor do veículo. Também não se esqueça de acionar os faróis e manter a rotação em volta de 2000 rpm. Com esse movimento, o alternador deverá iniciar o carregamento adequado da bateria.

Assim, teste novamente a bateria com o voltímetro. Contudo, é preciso muito cuidado, evitando tocar os dedos e a pele nos polos de energia. Depois, verifique se o indicador alcança 13 volts, podendo oscilar até o valor de 14,5.

Caso essa oscilação entre os dois valores ocorra naturalmente, é sinal de que o alternador está funcionando de forma adequada, sem qualquer problema. Aí, é provável que o problema de fornecimento esteja mesmo na bateria.

Contudo, caso a voltagem não passe de 13 volts (ou seja, não oscile), o problema é mesmo com o alternador — exigindo a sua substituição.

Conferir se há um voltímetro no painel

Em carros mais antigos, é comum encontrar um voltímetro logo no painel, no quadro de instrumentos. Caso você esteja trabalhando com um veículo assim, utilize esse aparelho para checar se o alternador está carregando a bateria.

Nesse contexto, o teste é semelhante ao que relatamos no tópico anterior. Ligue o motor até a marca de 2000 rpm, junto com faróis, ar-condicionado (caso tenha) e também o rádio. Caso o ponteiro sinalize uma voltagem mais alta com o motor e os periféricos operando, você terá a certeza de que o alternador está carregando a bateria,

Quais os outros sinais de problemas no alternador?

Além do que mostramos até aqui, outras fontes podem ser verificadas caso você encontre um alternador que não esteja funcionando da forma correta. Uma delas é o próprio rádio do veículo. Caso ele emita um chiado (ou um ruído estranho) ao ser ligado, isso pode indicar uma falha no carregamento direto da bateria.

Outra possível fonte de problema é o rolamento do alternador. Caso essa peça cause um ruído fora do normal com a ativação de outros periféricos, como os faróis e o rádio, esse fato indica um possível problema nesse dispositivo.

Nesse cenário, o melhor a fazer é buscar uma oficina especializada em elétrica para realizar o reparo desse rolamento. Porém, se o defeito constatado não tiver um reparo simples, será possível substitui-lo.

Outra opção para ajudá-lo em problemas com o alternador é adquirir um multímetro, que também é um dispositivo capaz de medir a tensão, a voltagem e outras propriedades elétricas do alternador.

Como pudemos ver no texto, os problemas no alternador são sérios, e essa peça deve ser checada com cuidado. Felizmente, diversos reparos e cuidados básicos podem ser tomados para eliminar ou mitigar esses problemas, garantindo o bom funcionamento do veículo.

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