O Motor de Partida 0001.125.642 da SEG Automotive: Qualidade e Performance para Toyota Hilux e Hilux SW4
O motor de partida 0001.125.642, produzido pela SEG Automotive, destaca-se como uma solução de alta qualidade para o mercado de reposição, especialmente para os veículos Toyota Hilux e Hilux SW4. Com potência de 2.2kW e projetado para operar em uma tensão elétrica de 12V, ele é fundamental para garantir partidas suaves e se adequa perfeitamente ao sistema elétrico do veículo, proporcionando arranques rápidos e confiáveis.
A família RF78-M, à qual pertence o motor de partida 0001125642, é robusta e própria para veículos movidos a diesel com tração 4×4, como os modelos da Toyota mencionados. A escolha de um motor de partida original é essencial para manter a confiabilidade, o desempenho e a durabilidade da Hilux. Com 11 dentes, o motor proporciona um engate suave e eficiente com o volante do motor, minimizando o desgaste e aumentando a vida útil do componente.
Além de sua construção sólida, o motor de partida da SEG Automotive se destaca pela inovação tecnológica que incorpora. Sua engenharia avançada permite não apenas um desempenho superior em condições adversas, mas também uma redução no consumo de energia, contribuindo para a eficiência geral do veículo. Para os motoristas da Hilux e Hilux SW4, isso se traduz em maior confiança e satisfação durante a condução.
Aplicação na Toyota Hilux e SW4
O motor de partida 0001125642 cobre uma ampla gama de versões da Toyota Hilux com motor 2.8 16V Diesel, desde os modelos de chassi simples até versões mais sofisticadas, como a GR-S e a SRX Limited. A Toyota Hilux Ambulância, por exemplo, equipada com esse motor de partida, está em produção desde 2015. Os modelos da SW4 que utilizam o motor 1GD-FTV, como o SRX e o SRX Diamond, também vêm equipados com este motor de partida de 2016 a 2024. Para demais aplicações, consulte nosso catálogo online.
- Ambulância (2015-2024)
- Chassi (2016-2024)
- Chassi 2.8 Turbo 4×4 MT (2020-2022)
- GR-S (2019-2024)
- SR (2016-2024)
- SR 2.8 Turbo 4×4 AT (2020-2022)
- SR Challenge (2019)
- SRV (2016-2024)
- SRV 2.8 Turbo 4×4 AT (2020-2022)
- SRX (2016-2024)
- SRX 2.8 Turbo 4×4 AT (2020-2023)
- SRX Limited (2022-2024)
- STD 2.8 Turbo 4×4 MT CS (2020-2024)
- STD Cabine Simples (2015-2018)
- STD CD (2016-2024)
- STD Power Pack 2.8 Turbo 4×4 MT (2020-2024)
- Diamond (2021-2022)
- GRS (2021-2024)
- SR (2019)
- SRV (2022-2024)
- SRX (2016-2024)
- SRX Diamond (2019-2024)
Veja também
Motor de Partida SEG Automotive 29STR-Series Inovação e Confiabilidade para Caminhões Mercedes-Benz
Manutenção do Motor de Partida da Toyota Hilux
A manutenção do motor de partida do Toyota Hilux, exige atenção a alguns problemas comuns, como o desgaste das escovas, falhas de contato elétrico e oxidação causada por infiltração de água. A Hilux pode ser submetida a situações de submersão parcial, como trilhas e áreas alagadas (consulte sempre o manual do proprietário). Dessa forma, o motor de partida é projetado para ser selado, com o objetivo de resistir a infiltrações de água e sujeira. No entanto, a vedação pode se deteriorar ao longo do tempo, permitindo a entrada de umidade que causa corrosão nos contatos internos e desgaste prematuro das peças.
Um dos problemas mais frequentes relatados é a falha intermitente do motor de partida, que ora funciona normalmente, ora falha. Esse problema muitas vezes está relacionado ao desgaste das escovas, que com o tempo perdem material e deixam de fazer contato adequado com o induzido. Quando o desgaste das escovas é extremo, a corrente não flui corretamente, deixando o motor de partida inoperante.
Outro problema comum é o desgaste dos contatos de cobre do automático, que, neste modelo, estão integrados ao motor de partida e não são facilmente substituíveis. Quando esses contatos se desgastam, o motor de partida pode falhar ao receber o sinal de partida. Além disso, é possível que a oxidação ou o zinabre em algumas partes internas, especialmente após infiltração de água, prejudiquem o contato e o funcionamento do motor de partida.
Atenção às vedações e aterramento
A infiltração de água pode ser caracterizada por alguns sinais externos, indicando falhas na vedação. Ao identificar zinabre, bem como oxidação, é necessário desmontar o motor de partida, realizar uma limpeza completa dos componentes internos com uma escova de aço e aplicar produtos próprios para remover oxidação.
Além disso, problemas de aterramento também podem ser confundidos com problemas no motor de partida. Um mau contato no cabo de aterramento, por exemplo, pode resultar em uma partida pesada, que aparenta ser um problema na bateria ou no motor de partida.
Para diagnosticar o aterramento, é recomendável sobretudo, testar a conexão entre a carcaça do motor de partida e o chassi do veículo com um cabo auxiliar. Dessa forma, se o desempenho melhorar, o problema pode estar no cabo de aterramento, que deve ser trocado para garantir uma corrente elétrica adequada.
A manutenção completa do motor de partida do Toyota Hilux, portanto, envolve:
- Inspeção das escovas: Verificar o desgaste e, se necessário, substituir para manter o contato adequado com o induzido.
- Limpeza dos contatos de cobre: Remover zinabre e oxidação nos contatos para evitar falhas de contato.
- Verificação e vedação contra infiltrações: Revisar o estado do O-ring e, se necessário, substituí-lo para melhorar a vedação.
- Checagem do aterramento: Testar o cabo de aterramento e substituir se estiver com mau contato, o que melhora a eficiência do motor de partida.
Dessa forma, o processo de manutenção ajuda a garantir que o motor de partida do Toyota Hilux continue funcionando de forma confiável, especialmente em condições off-road, onde o veículo é exposto a água e lama com frequência.
Alternativas Compatíveis com o Motor de Partida 0001.125.642
Acima de tudo, o motor de partida 0001125642 da SEG Automotive é projetado para atender veículos da linha Toyota, especialmente modelos da Hilux e SW4 com motores diesel de 2.8 litros. Este motor de partida se destaca não apenas por sua confiabilidade, mas também pela versatilidade, podendo substituir diversos modelos equivalentes de outras marcas inclusive peças originais Toyota, garantindo o mesmo desempenho.
- BOSCH: Modelos 0001.125.625 e 0001.125.626.
- Os modelos de motor de partida 0001.125.625 e 0001.125.626 são diretamente intercambiáveis com o 0001.125.642, oferecendo desempenho confiável para veículos Toyota.
- DENSO: Modelo TG438000-1790.
- Denso, uma marca amplamente usada na linha Toyota, oferece o modelo TG438000-1790, que é equivalente ao 0001125642 da SEG Automotive.
- SEG Automotive: Modelos 0001.125.625 e 0001.125.626.
- A SEG Automotive oferece outros modelos compatíveis com o 0001125642, como os códigos 0001.125.625 e 0001.125.626. Essa alternativa interna facilita o processo de reposição, assegurando dessa forma, a qualidade e o desempenho característicos dos produtos da SEG Automotive.
- Toyota Original: Modelos 28100 0L200 B, 28100-0L180, 281000L200 e 281000L200A.
- O motor de partida 0001.125.642 pode substituir diversos modelos originais da marca, como os códigos 28100 0L200 B, 28100-0L180, 281000L200 e 281000L200A.
Dessa forma, o motor de partida 0001125642 é uma escolha inteligente para quem busca qualidade e performance para seu Toyota Hilux ou Hilux SW4. Com características técnicas que garantem eficiência, bem como durabilidade, esse componente não só atende como supera as expectativas dos usuários, reafirmando a SEG Automotive como um líder no setor de peças automotivas.