Alternador 0124.655.047 da SEG Automotive: Aplicação Especial para a Linha Axor da Mercedes-Benz

Alternador 0124.655.047 da SEG Automotive Aplicação Especial para a Linha Axor da Mercedes-Benz
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O alternador 0124.655.047 da SEG Automotive é um componente de alta performance, projetado para aplicações em caminhões Mercedes-Benz, como o modelo AXOR, entre outros. Esse alternador é essencial para garantir o funcionamento adequado dos sistemas elétricos do veículo, especialmente aqueles relacionados ao ar-condicionado, garantindo conforto e eficiência ao motorista e passageiros.

Especificações Técnicas

O alternador 0124655047 pertence à família NCB2 e opera com tensão elétrica de 28 V, que é ideal para veículos de grande porte que exigem sistemas elétricos mais robustos.

Sua corrente elétrica varia entre 40 Ah e 100 Ah, o que significa que ele pode fornecer uma potência flexível, adaptando-se às necessidades do sistema, dependendo da demanda energética. Essa capacidade atende caminhões que operam em condições variadas de carga elétrica, como o uso de ar-condicionado e outros equipamentos. Sua escala de rotação fica entre 1800 a 6000 RPM, o que indica que ele é capaz de operar em uma ampla faixa de velocidades do motor.

Aplicações do Alternador 0124655047

A linha Axor, conhecida por sua robustez e eficiência, utiliza diferentes configurações de motor, como o OM 926 LA e o OM 457 LA, em versões com volumes que variam entre 7,2 L e 12,0 L. Esses motores, combinados com o alternador SEG Automotive, permitem que o Axor atenda a diferentes necessidades do mercado de transporte, desde serviços rodoviários até operações mistas.

Entre as principais aplicações do alternador 0124655047 no Mercedes-Benz Axor, destacam-se as seguintes versões e configurações de motor:

  1. Axor 1933/36: Equipado com o motor OM 926 LA BLUETEC 5, de 7.2 L, essa versão é aplicada desde 2012 até 2024, destacando-se pela sua eficiência no consumo de combustível e conformidade com as normas ambientais.
  2. Axor 2036/36 Estradeiro Suspensão Metálica e Pneumática: Utilizando o motor OM 457 LA BLUETEC 5, de 12.0 L, esse modelo atende o transporte rodoviário de cargas pesadas entre 2011 e 2024. A presença do alternador SEG Automotive garante a durabilidade e confiabilidade exigidas para longas distâncias.
  3. Axor 2536/36 Estradeiro e Multiuso: Com suspensão metálica e pneumática, essas versões também usam o motor OM 457 LA BLUETEC 5 e estão em operação entre 2011 e 2024, oferecendo flexibilidade para diferentes tipos de terreno.
  4. Axor 3344/33: Disponível em configurações com o motor OM 457 LA BLUETEC 5 desde 2011 até 2024, essa versão é destinada principalmente ao transporte de cargas pesadas e operações off-road, exigindo alta performance tanto do motor quanto do sistema elétrico.

A compatibilidade com uma ampla gama de versões do Axor, desde caminhões com motor de 7.2 L até os com motor de 12.0 L, reflete a versatilidade desse alternador, atendendo tanto veículos mais antigos quanto os mais recentes, que utilizam a tecnologia BLUETEC para redução de emissões.

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Dicas de manutenção

Antes de condenar um alternador ou regulador de voltagem, é necessário realizar alguns testes para garantir a satisfação do cliente, além de economizar tempo na oficina com retrabalhos. Muitas vezes, o problema pode estar na alimentação, conectores, chicote ou mesmo em uma aplicação inadequada.

Lembre-se de que a aplicação do alternador e também de suas peças de reposição deve respeitar a tabela de aplicação que você encontra em nosso catálogo eletrônico, também disponível na versão para Windows.

1. Verifique a Tensão de Carga

  • O alternador do Mercedes-Benz Axor deve manter uma voltagem de carga entre 27 e 29 volts. Se a voltagem ultrapassar 29 volts, como no caso de 30 volts, há uma sobrecarga.
  • Utilize um multímetro para confirmar a tensão fornecida pelo alternador enquanto o veículo está em funcionamento.

2. Teste o Regulador de Voltagem

  • Um regulador de voltagem com defeito pode ser a causa de sobrecarga. No entanto, se o alternador e o regulador já foram substituídos e o problema persiste, o defeito pode estar em outro lugar.
  • Certifique-se de que o regulador está recebendo alimentação correta e que não há falhas nos terminais.

3. Inspecione o Chicote de Alimentação

  • O chicote que conecta o alternador ao motor, bem como outros sistemas, pode apresentar desgaste, zinabre ou curtos-circuitos. Isso pode resultar em leituras incorretas de voltagem e causar sobrecarga no sistema.
  • Desmonte o chicote e verifique visualmente se há sinais de corrosão ou fios desgastados, especialmente na conexão positiva e no conector do regulador de voltagem.

4. Cheque as Conexões Elétricas

  • Certifique-se de que todas as conexões elétricas, especialmente as que alimentam o regulador de voltagem e o alternador, estão firmes e sem falhas.
  • Uma conexão frouxa ou com zinabre pode da mesma forma resultar em uma falsa leitura, causando a liberação de tensão acima do normal.

5. Verifique o Módulo GS e o Módulo MR

  • O alternador não só pode sofrer interferência do módulo GS (câmbio), como também do MR (módulo do motor). Todavia, problemas no chicote que alimenta esses módulos podem interferir na regulação da tensão e causar sobrecarga.
  • Desse modo, inspecione os módulos e a linha de comunicação para verificar se há falhas de alimentação.

6. Teste o Alternador em Funcionamento

  • Realize testes com o alternador em funcionamento, sobretudo se houver suspeitas de falhas intermitentes. Alguns problemas, como o fornecimento de voltagem acima do normal, podem não aparecer, sobretudo se o teste for realizado com o alternador desligado.

7. Considere Danos às Baterias

  • Se o alternador estiver fornecendo voltagem acima do normal por um longo período, pode haver danos nas baterias, bem como sobreaquecimento. Verifique o estado das baterias e substitua-as, se necessário.

8. Utilize Ferramentas de Diagnóstico

  • Utilize ferramentas para verificar as leituras do alternador e outros módulos. Em primeiro lugar, tenha em mente que, se a voltagem estiver muito alta, a ferramenta de diagnóstico pode não funcionar corretamente, cortando as leituras.

Compatibilidade com outros alternadores

Entre os produtos que podem ser substituídos pelo alternador 0124.655.047 da SEG Automotive, estão os alternadores das marcas Bosch, bem como da Mercedes-Benz. Especificamente, ele pode substituir os seguintes códigos de produto:

  • Bosch 0124.655.047
  • Bosch 1986.A00.980
  • Bosch F0CV.0C0.07Z
  • Mercedes-Benz Original A0131547902
  • F00M145300

Além disso, o próprio alternador 0124655047 da SEG Automotive possui uma variação de código interna, 0124.655.04A, que compartilha as mesmas especificações técnicas, oferecendo flexibilidade de escolha sem perda de desempenho.

Componentes de Reparo para o Alternador 0124655047

Esses componentes representam uma solução prática e acima de tudo, econômica para os profissionais do setor automotivo, permitindo que o alternador 0124.655.047 e seus similares mantenham sua vida útil prolongada e o desempenho ideal, garantindo o funcionamento ininterrupto do Mercedes-Benz Axor.

  1. Rolamento de Esferas (F00M.990.417)
  2. Conjunto Retificador (F00M.133.359)
  3. Diodo de Potência (0270.201.860)
  4. Rotor (F00M.131.685)
  5. Regulador de Tensão (F00M.485.230)
  6. Capa Protetora (F00M.146.050)
  7. Mancal Dianteiro (F00M.136.248)
  8. Estator (F00M.130.140)

Portanto, o alternador 0124.655.047 da SEG Automotive é uma escolha confiável para garantir o funcionamento ininterrupto dos veículos Mercedes-Benz Axor. Além disso, ao oferecer peças de reposição para o alternador 0124655047 e alternadores compatíveis, a SEG Automotive garante não só a substituição do alternador completo, mas também a manutenção de alternadores usados, dando segurança ao aplicador e ao mecânico na escolha da melhor alternativa.

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