Alternador SEG Automotive F000.BL0.62E: Qualidade e Aplicações em Veículos Fiat

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O alternador SEG, B3, 14V, 55/110A, CW (com polia), código F000.BL0.62E, fabricado pela SEG Automotive no Brasil, é um componente de alta qualidade amplamente utilizado em uma variedade de veículos Fiat. Sua aplicação abrange desde modelos com motor Fiat Fire, Fire Evo e Fiasa, tanto os veículos de passeio como o Fiat 500, como também veículos de carga leve Doblo, Fiorino, Strada e Uno Furgão. Além disso, ele também é aplicável a uma série de outros modelos como o Grand Siena, Idea, Mobi, Palio, Punto, Siena, Linea T-Jet, entre outros.

O avanço tecnológico levou ao projeto do alternador F000.BL0.62E, que oferece maior eficiência, ocupa um espaço reduzido e, ao mesmo tempo, proporciona uma capacidade aprimorada de geração de energia. Seu design inovador e qualidade original reforçam a reputação da SEG Automotive como uma referência em peças de reposição confiáveis e duradouras.

Confira a lista de veículos que o alternador F000.BL0.62E é compatível – para mais aplicações, consulte o catálogo eletrônico

Linha Palio

FIAT, Palio (Fase I), Palio 1.0 MPI 16V, 08.2000 – 02.2003
FIAT, Palio (Fase I), Palio 1.0 MPI 8V, 03.2000 – 10.2003
FIAT, Palio (Fase I), Palio 1.3 MPI 16V, 03.2000 – 02.2003
FIAT, Palio (Fase I), Palio 1.3 MPI 8V, 09.2002 – 10.2003
FIAT, Palio (Fase I), Palio Fire 1.0 MPI 8V, 06.2002 – 02.2005
FIAT, Palio (Fase I), Palio Fire 1.0 MPI Flex, 03.2005 – 07.2005
FIAT, Palio (Fase I), Palio Fire 1.0 MPI Flex, 08.2005 –
FIAT, Palio (Fase I) Weekend, Palio Weekend 1.0 MPI 16V, 09.2000 – 02.2003
FIAT, Palio (Fase I) Weekend, Palio Weekend 1.3 MPI 16V, 03.2000 – 02.2003
FIAT, Palio (Fase I) Weekend, Palio Weekend 1.3 MPI 8V, 09.2002 – 02.2004
FIAT, Palio (Fase II), Palio 1.0 MPI 8V, 11.2003 – 07.2005
FIAT, Palio (Fase II), Palio 1.0 MPI 8V Flex, 08.2005 –
FIAT, Palio (Fase II), Palio 1.3 MPI 8V Flex, 11.2003 – 05.2005
FIAT, Palio (Fase II), Palio 1.4 MPI 8V Flex, 06.2005 – 07.2005
FIAT, Palio (Fase II), Palio 1.4 MPI 8V Flex, 08.2005 –
FIAT, Palio (Fase II), Palio Fire 1.0 MPI 8V Flex, 08.2006 –
FIAT, Palio (Fase II), Palio Fire Economy 1.0 MPI 8V Flex, 01.2010 –
FIAT, Palio (Fase III), Palio 1.0 MPI 8V Flex, 02.2007 –
FIAT, Palio (Fase III), Palio 1.0 MPI 8V Flex, 08.2010 –
FIAT, Palio (Fase III), Palio 1.4 MPI 8V Flex, 02.2007 –
FIAT, Palio (Fase IV), Palio (Fase IV) 1.4 Flex, 11.2011 –
FIAT, Palio Weekend (Fase II), Palio Weekend 1.3 MPI 8V Flex, 03.2004 – 05.2005
FIAT, Palio Weekend (Fase II), Palio Weekend 1.4 MPI 8V Flex, 08.2005 –
FIAT, Palio Weekend (Fase III), Palio Weekend 1.4 MPI 8V Flex, 05.2008 –

Linha Siena

FIAT, Siena (Fase I), Siena 1.0 MPI 16V, 03.2000 – 02.2003
FIAT, Siena (Fase I), Siena 1.3 MPI 16V, 03.2000 – 02.2003
FIAT, Siena (Fase I), Siena 1.3 MPI 8V, 09.2002 – 02.2004
FIAT, Siena (Fase I), Siena Fire 1.0 MPI 8V, 03.2002 – 02.2005
FIAT, Siena (Fase I), Siena Fire 1.0 MPI Flex, 08.2005 –
FIAT, Siena (Fase II), Siena 1.0 MPI 8V, 03.2004 – 07.2005
FIAT, Siena (Fase II), Siena 1.0 MPI 8V Flex, 08.2005 –
FIAT, Siena (Fase II), Siena 1.3 MPI 8V Flex, 03.2004 – 05.2005
FIAT, Siena (Fase II), Siena 1.4 MPI 8V Flex, 08.2005 –
FIAT, Siena (Fase II), Siena 1.4 MPI 8V Tetrafuel, 08.2006 –
FIAT, Siena (Fase II), Siena Fire 1.0 MPI 8V Flex, 01.2010 –
FIAT, Siena (Fase II), Siena Fire 1.0 MPI 8V Flex, 08.2006 –
FIAT, Siena (Fase III), Siena 1.0 MPI 8V Flex, 08.2010 –
FIAT, Siena (Fase III), Siena 1.0 MPI 8V Flex, 11.2007 –
FIAT, Siena (Fase III), Siena 1.4 MPI 8V Flex, 11.2007 –
FIAT, Siena (Fase III), Siena 1.4 MPI 8V Tetrafuel, 11.2007 –
FIAT, Siena (Fase IV), Siena 1.0 Flex, 06.2012 –
FIAT, Siena (Fase IV), Siena 1.4 Flex, 06.2012 –
FIAT, Grand Siena, Grand Siena 1.4 Flex, 03.2012 –

Linha Strada

FIAT, Strada (Fase I), Strada 1.3 MPI 8V, 09.2002 – 05.2005
FIAT, Strada (Fase I), Strada 1.4 MPI 8V Flex, 08.2005 –
FIAT, Strada (Fase II), Strada 1.4 MPI 8V Flex, 08.2005 –
FIAT, Strada (Fase II), Strada Fire 1.4 MPI 8V Flex, 09.2006 –
FIAT, Strada (Fase III), Strada 1.4 MPI 8V Flex, 08.2008 –
FIAT, Strada (Fase IV), Strada 1.4 Flex, 06.2012 –

Linha Uno

FIAT, Uno, Uno Economy 1.4 Flex, 10.2011 –
FIAT, Uno (Fase II) Furgoneta, Uno Furgoneta 1.3 MPI 8, 01.2004 – 07.2005
FIAT, Uno (Fase II) Mille, Uno Mille 1.0 MPI, 01.2004 – 07.2005
FIAT, Uno (Fase II) Mille, Uno Mille 1.0 MPI Flex, 03.2005 – 07.2005
FIAT, Uno (Fase I) Mille, Uno Mille 1.0 MPI, 06.2001 – 12.2003
FIAT, Uno Furgoneta, Uno Furgoneta 1.0 Flex, 09.2014 –
FIAT, Uno Furgoneta, Uno Furgoneta 1.4 Flex, 09.2014 –
FIAT, Fiorino Furgao, Fiorino Furgao 1.3 MPI 8V, 02.2003 – 07.2005
FIAT, Fiorino Furgao, Fiorino Furgao 1.3 MPI 8V, 08.2005 –

Outros modelos

FIAT, Doblo (Fase I), Doblo 1.3 MPI 16V, 08.2005 –
FIAT, Doblo (Fase I), Doblo 1.3 MPI 16V, 11.2001 – 07.2005
FIAT, Idea (Fase I), Idea 1.4 Flex, 08.2005 –
FIAT, Punto, Punto 1.4 Flex, 07.2010 –
Alternador SEG Automotive F000.BL0.62E_alternador,14V,FIAT, Palio (Fase I), Palio 1.0 MPI 16V, 08.2000 – 02.2003,FIAT, Palio (Fase I), Palio 1.0 MPI 8V, 03.2000 – 10.2003,FIAT, Palio (Fase I), Palio 1.3 MPI 16V, 03.2000 – 02.2003,FIAT, Palio (Fase I), Palio 1.3 MPI 8V, 09.2002 – 10.2003,FIAT, Palio (Fase I), Palio Fire 1.0 MPI 8V, 06.2002 – 02.2005,FIAT, Palio (Fase I), Palio Fire 1.0 MPI Flex, 03.2005 – 07.2005,FIAT, Palio (Fase I), Palio Fire 1.0 MPI Flex, 08.2005,FIAT, Palio (Fase I) Weekend, Palio Weekend 1.0 MPI 16V, 09.2000 – 02.2003,FIAT, Palio (Fase I) Weekend, Palio Weekend 1.3 MPI 16V, 03.2000 – 02.2003,FIAT, Palio (Fase I) Weekend, Palio Weekend 1.3 MPI 8V, 09.2002 – 02.2004,FIAT, Palio (Fase II), Palio 1.0 MPI 8V, 11.2003 – 07.2005,FIAT, Palio (Fase II), Palio 1.0 MPI 8V Flex, 08.2005,FIAT, Palio (Fase II), Palio 1.3 MPI 8V Flex, 11.2003 – 05.2005,FIAT, Palio (Fase II), Palio 1.4 MPI 8V Flex, 06.2005 – 07.2005,FIAT, Palio (Fase II), Palio 1.4 MPI 8V Flex, 08.2005,FIAT, Palio (Fase II), Palio Fire 1.0 MPI 8V Flex, 08.2006,FIAT, Palio (Fase II), Palio Fire Economy 1.0 MPI 8V Flex, 01.2010,FIAT, Palio (Fase III), Palio 1.0 MPI 8V Flex, 02.2007,FIAT, Palio (Fase III), Palio 1.0 MPI 8V Flex, 08.2010,FIAT, Palio (Fase III), Palio 1.4 MPI 8V Flex, 02.2007,FIAT, Palio (Fase IV), Palio (Fase IV) 1.4 Flex, 11.2011,FIAT, Palio Weekend (Fase II), Palio Weekend 1.3 MPI 8V Flex, 03.2004 – 05.2005,FIAT, Palio Weekend (Fase II), Palio Weekend 1.4 MPI 8V Flex, 08.2005,FIAT, Palio Weekend (Fase III), Palio Weekend 1.4 MPI 8V Flex, 05.2008,FIAT, Palio (Fase I), Palio 1.0 MPI 16V, 08.2000 – 02.2003,FIAT, Palio (Fase I), Palio 1.0 MPI 8V, 03.2000 – 10.2003,FIAT, Palio (Fase I), Palio 1.3 MPI 16V, 03.2000 – 02.2003,FIAT, Palio (Fase I), Palio 1.3 MPI 8V, 09.2002 – 10.2003,FIAT, Palio (Fase I), Palio Fire 1.0 MPI 8V, 06.2002 – 02.2005,FIAT, Palio (Fase I), Palio Fire 1.0 MPI Flex, 03.2005 – 07.2005,FIAT, Palio (Fase I), Palio Fire 1.0 MPI Flex, 08.2005,FIAT, Palio (Fase I) Weekend, Palio Weekend 1.0 MPI 16V, 09.2000 – 02.2003,FIAT, Palio (Fase I) Weekend, Palio Weekend 1.3 MPI 16V, 03.2000 – 02.2003,FIAT, Palio (Fase I) Weekend, Palio Weekend 1.3 MPI 8V, 09.2002 – 02.2004,FIAT, Palio (Fase II), Palio 1.0 MPI 8V, 11.2003 – 07.2005,FIAT, Palio (Fase II), Palio 1.0 MPI 8V Flex, 08.2005,FIAT, Palio (Fase II), Palio 1.3 MPI 8V Flex, 11.2003 – 05.2005,FIAT, Palio (Fase II), Palio 1.4 MPI 8V Flex, 06.2005 – 07.2005,FIAT, Palio (Fase II), Palio 1.4 MPI 8V Flex, 08.2005,FIAT, Palio (Fase II), Palio Fire 1.0 MPI 8V Flex, 08.2006,FIAT, Palio (Fase II), Palio Fire Economy 1.0 MPI 8V Flex, 01.2010,FIAT, Palio (Fase III), Palio 1.0 MPI 8V Flex, 02.2007,FIAT, Palio (Fase III), Palio 1.0 MPI 8V Flex, 08.2010,FIAT, Palio (Fase III), Palio 1.4 MPI 8V Flex, 02.2007,FIAT, Palio (Fase IV), Palio (Fase IV) 1.4 Flex, 11.2011,FIAT, Palio Weekend (Fase II), Palio Weekend 1.3 MPI 8V Flex, 03.2004 – 05.2005,FIAT, Palio Weekend (Fase II), Palio Weekend 1.4 MPI 8V Flex, 08.2005,FIAT, Palio Weekend (Fase III), Palio Weekend 1.4 MPI 8V Flex, 05.2008

Dicas de diagnóstico

A manutenção adequada dos alternadores automotivos essencial para garantir o desempenho eficiente do sistema elétrico do veículo. Abaixo estão algumas orientações práticas:

  1. Verificação da tensão da bateria: Inicialmente, é vital medir a tensão da bateria com um multímetro com o motor desligado, assim também com o motor ligado. Isso pode revelar possíveis variações na tensão que podem indicar problemas no sistema.
  2. Teste direto no alternador: Realizar testes diretos no alternador com o propósito de identificar perdas de tensão entre o alternador e a bateria. Variações significativas na tensão podem indicar problemas potenciais, como oxidação nos terminais ou problemas na placa retificadora do alternador.
  3. Inspeção dos cabos positivos e negativos: Verificar a integridade dos cabos, incluindo o cabo positivo e o cabo terra (negativo), é crucial. A oxidação ou conexões frouxas podem levar a perdas de tensão significativas, afetando o desempenho do sistema elétrico do veículo.
  4. Eliminação de problemas de conexão: É importante verificar e reapertar as conexões dos cabos positivos e negativos para garantir um contato adequado. Além disso, a remoção de dispositivos adicionais como chaves gerais, que muitas vezes são instalados para mascarar problemas é primordial, pois podem causar problemas de contato.
  5. Limpeza e manutenção adequadas: Limpe e faça a manutenção regular dos terminais e das placas retificadoras do alternador com o intuito de ajudar a evitar problemas recorrentes. A limpeza dos terminais com ferramentas adequadas e a inspeção cuidadosa de pontos críticos podem melhorar o desempenho geral do sistema elétrico do veículo.

A manutenção preventiva e a identificação precoce de problemas podem garantir a durabilidade, bem como a eficiência do alternador. Seguir regularmente esses procedimentos de teste e manutenção pode contribuir para um funcionamento suave do sistema elétrico do veículo, além disso, evitará problemas recorrentes e custos de reparo substanciais.

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Montagem e Desmontagem do Alternador

É fundamental, portanto, realizar a manutenção adequada do alternador para assegurar o funcionamento eficiente do sistema elétrico do veículo. A seguir, serão apresentados alguns passos necessários para desmontar e montar o alternador, levando em consideração as práticas recomendadas, bem como os cuidados que devem ser observados durante o processo.

Desmontagem:

  1. Primeiramente, é necessário remover o alternador do carro e fixá-lo em uma base giratória, evitando o uso de morsas que possam danificar componentes importantes. Antes de desmontar, é indicado uma avaliação prévia para identificar possíveis problemas mecânicos ou elétricos.
  2. A desmontagem começa soltando a polia com a ajuda de uma ferramenta apropriada, evitando danos à peça. É importante inspecionar a polia com o propósito de encontrar desgastes ou danos que possam afetar o desempenho.
  3. A remoção da capa de proteção do alternador deve ser feita com cuidado, levando em consideração a presença de dispositivos de proteção das escovas do regulador assim como do anel do rotor.
  4. Os passos seguintes envolvem a remoção do regulador de tensão e dos parafusos do mancal, com atenção especial para evitar danos durante o processo.
  5. Para facilitar o manuseio, recomenda-se retirar o conjunto do suporte e colocá-lo em um suporte apropriado.
  6. Em primeiro lugar, o conjunto deve ser retirado junto ao estator com cautela, usando ferramentas adequadas para garantir a segurança durante o processo.
  7. Na etapa final da desmontagem, é necessário remover o mancal com o auxílio de uma prensa. Durante esse processo, em princípio é essencial observar cuidadosamente a presença de possíveis folgas ou ruídos nos rolamentos.

Inspeção:

Durante o processo de desmontagem, antes de tudo, realize a verificação das peças internas do alternador, incluindo o anel do coletor do rotor, a resistência do rotor, o estator e os diodos. Ao apresentar sinais de desgaste, superaquecimento ou danos, é necessário observá-los cuidadosamente para determinar se a substituição é necessária.

Montagem:

Antes de tudo, ao montar o alternador, é fundamental seguir a ordem inversa dos passos de desmontagem, garantindo um encaixe preciso de todas as peças. Além disso, durante a montagem do estator no mancal, recomenda-se pressionar todas as conexões com um alicate de bico e soldar com estanho para assegurar um contato perfeito.

Confira a lista de peças do conjunto que faz parte da construção do alternador F000.BL0.62E

F000.BL0.62E_vista_explodida_alternador
CódigoNúmeroDescrição
F000.BL1.0681Polia Poly-V 5PK, Ø 54,88mm (Ø nominal)
F000.BL1.0532Mancal Dianteiro (acionamento)
F00M.990.4093Rolamento de Esferas, 6303, Ø17xØ47x14mm
F00M.990.4103Rolamento de Esferas, 6303, Ø17xØ47x14mm
F00M.146.8024Placa de Cobertura
F000.BL1.0715Estator
F000.BL1.0726Rotor
F000.BL1.4887Rolamento de Esferas, 6202-2RS, Ø15xØ35x11mm
F000.BL9.0038Conjunto de Peças
F000.BL1.0699Conj. Retificador c/ Mancal, 14V, 6 Diodos, Estrela, B3
0272 .220. 73310Regulador 14V, VR1 MFR, TK<0, Paraf. M5, B3/C3/C5

A SEG Automotive projetou o alternador F000.BL0.62E para proporcionar maior eficiência, robustez e qualidade. Este alternador ocupa um espaço reduzido, mantendo, ao mesmo tempo, uma capacidade aprimorada de geração de energia.

Lembramos da importância da manutenção adequada do alternador, pois isso garante o desempenho eficiente do sistema elétrico do veículo. Conte com a experiência e qualidade dos produtos da SEG Automotive para assegurar um sistema elétrico sempre em perfeitas condições.

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