Como testar o alternador para saber se está funcionando?

como testar alternador
6 minutos para ler

Você sabe como saber se o alternador está funcionando corretamente? Esse questionamento é bastante relevante, pois trata-se de uma peça fundamental para o funcionamento adequado dos veículos. Isso acontece porque o alternador se responsabiliza por fazer a conversão da energia mecânica para a elétrica no automóvel.

Além de fazer a conversão de energias, o alternador é muito importante para garantir o bom funcionamento das baterias. Nesse contexto, é fundamental fazer o teste periodicamente para que seja possível garantir o bom funcionamento do seu carro e, consequentemente, evitar que ele te deixe na mão.

Por isso, neste conteúdo explicaremos detalhadamente o que é o alternador do veículo, abordaremos como ele funciona, mostraremos como fazer o teste e informaremos sobre os principais sinais que indicam que o alternador está com algum problema. Continue com a gente.

O que é o alternador do veículo?

O alternador do veículo faz referência a um componente que se responsabiliza por fazer a conversão da energia mecânica em elétrica. Além disso, ele apresenta a função de carregar a bateria dos automóveis, o que contribui para deixar a peça mais eficiente no cotidiano. 

Dessa forma, podemos dizer que o alternador é fundamental para o funcionamento do veículo. Por isso, é muito importante estar atento a esse componente. Se ele apresentar algum problema, busque por um mecânico em que você confia, pois o profissional vai ser capaz de te ajudar nessa questão.

Quais são as funções do alternador?

Destacamos anteriormente que o alternador faz a conversão da energia mecânica em elétrica. O componente também se responsabiliza por carregar a bateria dos automóveis.

Além dessas funções, o alternador alimenta os equipamentos elétricos instalados no veículo e o sistema de ignição eletrônica nos momentos em que o motor estiver funcionando.

Vale ressaltar que o alternador trabalha movido a uma correia e precisa de uma rotação que varia conforme cada modelo. O movimento rotacional possibilita que o alternador possa gerar eletricidade no próprio automóvel.

Como fazer o teste do alternador?

O teste do alternador é um dos procedimentos mais corriqueiros para a manutenção dos veículos. Por meio desse simples processo, torna-se possível diagnosticar problemas com antecedência ou mesmo preveni-los. 

Entre os principais passos para fazer esse procedimento da melhor forma possível estão a aquisição dos materiais necessários, estacionar o veículo no nível do solo, colocar os calços de roda, localizar o alternador do automóvel e observar a correia de transmissão do motor. Vamos falar sobre esses passos detalhadamente na sequência do conteúdo.

Adquira os materiais necessários

O teste do alternador apresenta a vantagem de ser bastante simples, pois precisa de poucos materiais para que seja feito. Basicamente, só é necessário o multímetro automotivo. Por meio desse equipamento, torna-se possível medir a carga elétrica do alternador.

Estacione no nível do solo

Ao estacionar o veículo no nível do solo, fica mais fácil fazer o teste do alternador e verificar a carga transmitida por ele.

Coloque os calços de roda

Colocar os calços de roda é uma prática que contribui para fixar o veículo e evitar que ele entre em movimento durante o procedimento de testagem do alternador.

Localize o alternador no veículo 

Para fazer o teste, é necessário localizar o alternador e a bateria do veículo. Por meio do multímetro, você vai medir a transmissão de energia entre esses dois importantes equipamentos dos automóveis. 

Observe a correia de transmissão do motor

Depois de seguir todos esses passos, é hora de fazer a testagem do alternador. Nesse momento, você vai conectar o multímetro na bateria. Por meio desse procedimento, você vai verificar e medir a corrente de transmissão do motor. Pode ser que o alternador esteja com problemas, ou a bateria.

Primeiramente, com o veículo desligado, faça a medição da voltagem da bateria. Nesse caso, ela deve marcar cerca de 12 volts. Com o automóvel em funcionamento, a tensão deve ficar perto dos 14 volts.

Quando a bateria está perto do fim da sua vida útil, ela perde a capacidade de armazenar a carga. Esse sinal demonstra que ela precisa ser trocada, pois o automóvel começa a ter dificuldade de dar partida.

Quais são os sinais que indicam que o alternador está com problemas?

Diversos sinais podem indicar que o alternador está com problemas. Desse modo, é preciso estar atento a eles para não ser surpreendido ou evitar surpresas desagradáveis.

O primeiro sinal é a luz de advertência que aparece no painel do veículo. Na maioria das vezes, é uma luz em forma de bateria. Essa luz se conecta diretamente com o computador para monitorar a tensão de saída do alternador. Caso esteja acima ou abaixo do valor estabelecido, o indicador do painel acende.

Outro sintoma importante é a diminuição da intensidade das luzes no veículo. Essa questão acontece porque o alternador é responsável por fornecer a energia elétrica de que o automóvel precisa. Desse modo, a intensidade da luz dos faróis diminui e os limpadores de para-brisa e os vidros elétricos podem parar de funcionar. 

Por fim, mas não menos relevante, a bateria fica descarregada quando o alternador está com problemas. Nesse momento, o carro começa a ter dificuldades para dar partida. Essa questão acontece porque a bateria perde energia devido aos problemas do alternador, pois esse equipamento é responsável por manter a bateria devidamente carregada.

O alternador é uma peça fundamental para o funcionamento adequado dos veículos. Por esse motivo, procuramos apresentar a você como funciona o teste dessa peça e fornecemos dicas valiosas que vão te ajudar a fazer esse procedimento da melhor forma possível e, assim, prevenir-se de problemas com os automóveis.

Diante da relevância dessa peça, é fundamental testar o alternador de forma periódica. Por meio dessa prática, torna-se possível identificar eventuais problemas de maneira antecipada, o que facilita o seu trabalho de correção dessas situações e, assim, evita maiores problemas.

Este conteúdo no qual mostramos como testar o alternador para saber se ele está funcionando foi útil para você? Conheça o nosso site e veja como podemos ajudá-lo na reposição de peças de veículos. Não perca essa grande oportunidade!

Você também pode gostar