Sistema Start/Stop: Principais diferenças para o sistema convencional

Sistema Start/Stop: Principais diferenças para o sistema convencional
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A história do motor de partida com sistema Start/Stop não é recente e a ideia inicial vem de períodos de crises de combustível e das preocupações com emissões de monóxido de carbono dos anos 1970, que incentivaram os fabricantes de automóveis a buscar soluções para reduzir o consumo de combustível.

Desde então, a tecnologia tem sido aprimorada continuamente, com implementações maiores em diversos segmentos. Fabricantes como a SEG Automotive, têm desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e na implementação dessa tecnologia em uma variedade de veículos.

A ideia básica por trás do “start/stop” é desligar o motor do veículo quando está parado, por exemplo em um semáforo, e reiniciá-lo rapidamente quando o motorista tira o pé do freio e pressiona o acelerador. O processo de reinício é tão rápido que não há atraso perceptível na retomada do movimento. No entanto, a implementação dessa ideia simples envolve uma série de considerações técnicas e desafios.

Uma das questões importantes é que, enquanto o motor é desligado, os demais acessórios e sistemas do veículo, como luzes, ar-condicionado e entretenimento, permanecem em funcionamento normal. O motor é reiniciado automaticamente após aproximadamente 300 segundos de inatividade para evitar o esgotamento da bateria devido ao consumo desses acessórios.

Implementar essa ideia simples requer atenção a muitos detalhes técnicos, desde o projeto do motor de partida até a escolha do óleo do motor e o tipo de bateria. Além disso, o sistema elétrico e a transmissão do veículo são submetidos a um estresse adicional.

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O motor de partida start/stop

O motor de partida no sistema start/stop é projetado de forma a lidar com as demandas específicas impostas pelo funcionamento intermitente frequente do motor. Diferentemente dos motores de partida convencionais, os motores de partida no sistema start/stop passam por diversas alterações e otimizações para garantir maior durabilidade e desempenho em condições severas de operação.

Relação de engrenagem otimizada

  • A relação de engrenagem entre o pinhão de acionamento do motor de partida e a engrenagem do volante é ajustada de forma a reduzir a rotação do motor de partida, minimizando assim o desgaste das escovas durante a desaceleração após o término da partida. A capacidade de um motor de maior torque girar mais lentamente reduz o tempo de desaceleração, aumentando sua longevidade.

Composição diferenciada das escovas

  • As escovas de carbono e cobre nos motores de partida start/stop são projetadas de maneira diferente com 6 escovas em comparação com os motores convencionais, que utilizam 4 escovas, visando aumentar a longevidade sem acelerar o desgaste do comutador.

Uso de rolamentos de agulhas

  • Em vez de utilizar buchas para os conjuntos rotativos, os motores de partida start/stop usam principalmente rolamentos de agulhas, que oferecem maior durabilidade e resistência ao desgaste.

Integração com tecnologias de sincronização

  • Alguns dos motores de partida start/stop são integrados à ECU com tecnologia que permite identificar o ponto morto superior de cada pistão do motor. Dessa forma, o motor de partida pode atingir a velocidade máxima e se encaixar no momento do ciclo de posição do pistão. Permitindo que os injetores de combustível pulsem e disparem durante metade de um ciclo de rotação completa do virabrequim, em vez de aguardar um ciclo completo para iniciar a sequência de sincronização para ignição.

Além disso, o solenoide nos motores de partida start/stop realiza a separação da ação mecânica de engate do pinhão no volante da ação elétrica de parar e iniciar o motor. Isso é alcançado por meio de dois relés e solenoides controlados individualmente, permitindo um engate suave do pinhão no volante com o mínimo de ruído e desgaste.

Essas alterações e aprimoramentos específicos são fundamentais para garantir a durabilidade e a eficiência do motor de partida no sistema start/stop, minimizando o desgaste e maximizando a vida útil do componente em condições de uso desafiadoras.

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Ciclos de partida

Há uma grande diferença da resistência aos ciclos de partida de do motor de arranque do sistema start/stop em relação ao sistema convencional. Para entender melhor essa diferença, é essencial observar o número de ciclos que o sistema start/stop enfrenta em comparação com um sistema convencional de partida.

De acordo com especialistas do setor, um carro com motor de partida convencional pode ser submetido em média a cerca de 50.000 partidas durante toda a sua vida útil. No entanto, com a ativação automática do sistema start/stop toda vez que o veículo para, esse número pode aumentar significativamente, chegando a até 500.000 ciclos de partida ao longo de sua vida útil. É importante ressaltar que algumas estimativas sugerem que o número real de ciclos de start/stop pode ser até duas a cinco vezes maior do que o valor inicialmente indicado.

Essa diferença significativa no número de ciclos ressalta o impacto substancial que o sistema start/stop pode ter sobre os componentes mecânicos do veículo e portanto, não só o sistema elétrico precisa de componentes especiais, mas ignição, lubrificação e temperatura também.

Motores de partida Start/Stop SEG Automotive

A SEG Automotive é fabricante original de motores de partida start/stop para diversas montadoras no mundo. Oferecendo uma variedade de produtos de alta qualidade para atender às demandas específicas de diferentes modelos de veículos. Sobretudo o mercado nacional e é o fabricante homologado por essas montadoras.

Sistema Start/Stop: Principais diferenças para o sistema convencional
Motor de partida SEG Automotive: 0001.170.414, código OEM 51950159

A SEG Automotive, projeta seus motores de partida com precisão e confiabilidade, garantindo um desempenho excepcional e durabilidade, especialmente em sistemas start/stop, que exigem componentes robustos e de alto desempenho.

Abaixo estão alguns dos motores de partida fabricados pela SEG Automotive e modelos específicos de várias montadoras que utilizam esses equipamentos originais:

1. Motor de Partida SEG, SC70-S, 12V, 1,4KW, CW 10D(start/stop). Código IAM 0001.170.414, código OEM 51950159.
  • ◦ Utilizado nos modelos Fiat: 500, Doblo, Fiorino, Grand Siena, Idea, Palio, Palio Weekend, Punto, Siena, Strada e Uno.
2. Motor de Partida SEG, SC70-S, 12V, 1,4KW, CW 13D(start/stop). Código IAM 0001.170.422, código OEM 52014723.
  • Utilizado nos modelos Fiat: Argo, Bravo, Cronos, Doblo, Idea, Linea, Palio Weekend, Punto, Strada, Toro.
  • Utilizado nos modelos Jeep: Renegade.
3. Motor de Partida SEG, SC70-S, 12V, 1,4KW, CW 13D(start/stop). Código IAM 0001.170.697, código OEM 50150359.
  • Utilizado nos modelos Fiat: Argo, Cronos, Strada, Uno.
4. Motor de Partida SEG, CF70-M, 12V, 1.4KW, CCW, 13D (start/stop). Código IAM 0001.177.008, código OEM 02M 911 024 R.
  • Utilizado nos modelos Audi: A1, A3, A3 Sedan, Q3.
  • Utilizado nos modelos VW: Up!, Cross Up!, Golf, Jetta, Nivus, Polo, T-Cross, Tiguan, Virtus.
5. Motor de Partida SEG, SCL60-L, 12V, 1.4KW, CW, 13D(start/stop). Código IAM 0001.194.639, código OEM 52208848.
  • Utilizado nos modelos Fiat: Fastback, Pulse, Toro.
  • Utilizado nos modelos Jeep: Commander, Compass, Renegade.

Com uma presença significativa em uma ampla gama de modelos de veículos, os motores de partida da SEG Automotive demonstram sua confiabilidade e desempenho excepcionais. Vale notar que diferentes modelos de motores de partida atendem o mesmo modelo, porém há diferenças de ano e versão. Portanto, consulte sempre o catálogo da SEG Automotive antes de adquirir o equipamento.

A confiança depositada por várias montadoras nesses produtos atesta a qualidade e a excelência dos motores de partida fabricados pela SEG Automotive.

Veja Também:

  1. Autoelétricos aprovam a qualidade dos produtos SEG Automotive
  2. Como funciona o processo de garantia da SEG Automotive?

Curiosidades

O sistema Start/stop não se limita apenas a veículos híbridos e elétricos, ele também foi incorporado em veículos convencionais. As melhorias na economia de combustível com essa tecnologia geralmente variam de 3% a 10%, podendo chegar a até 12%, dependendo do modelo e das condições de direção.

A ativação do sistema start/stop em veículos com transmissão manual acontece ao parar o carro, colocando-o em ponto morto e liberando a embreagem. O motor não desligará se o carro estiver em movimento, mesmo se você seguir essas etapas (embora essa regra possa variar entre os modelos de veículos). Você reinicia o motor quando aciona a embreagem antes de selecionar uma marcha para mover o veículo. Além disso, o motor pode reiniciar automaticamente em situações em que há demanda por energia, como quando você aciona o ar-condicionado.

Para aplicar o sistema start/stop, é necessário redesenhar componentes específicos como compressores e bombas d’água, para que funcionem corretamente ao desligar o motor. Em alguns casos é necessário utilizar um motor elétrico à parte para alimentar esses dispositivos, garantindo seu funcionamento contínuo.

Desenvolvimento especial dos carros com sistema start/stop

O funcionamento do sistema start/stop depende da interação específica do motorista e das condições operacionais do veículo. É essencial que o motor atinja a temperatura adequada para garantir a ignição ideal e o funcionamento do catalisador, bem como a lubrificação adequada para garantir uma partida sem grandes problemas.

Para garantir a durabilidade e resistência a longo prazo do motor e do sistema elétrico do veículo é necessário modificar componentes do carro e reforça-los.

Algumas das melhorias incluem:

  • Rolamentos principais do motor revestidos com polímeros especiais, como poliamida, para evitar o desgaste acelerado nas superfícies dos rolamentos quando o virabrequim para de funcionar.
  • Bateria principal em tecnologia de manta de fibra de vidro absorvente “Absorbent Glass Mat” (AGM) ou tecnologia aprimorada de bateria inundada “Enhanced Flooded Battery” (EFB), capaz de suportar um número maior de ciclos de carga e maior carga elétrica para manter o sistema elétrico do carro em funcionamento.
  • Partida reforçada e projetada para suportar o uso contínuo sem superaquecimento ou desgaste rápido.
  • Circuito de resfriamento independente em conjunto com uma bomba de água elétrica para garantir o fornecimento de líquido de arrefecimento para componentes sensíveis ao calor do motor e para manter a temperatura da cabine no inverno.
  • Sensores especiais e unidades de controle do motor (ECUs) desenvolvidos para garantir as condições adequadas de funcionamento do sistema e manter os parâmetros dentro das tolerâncias necessárias, como a carga adequada da bateria.

O sistema start/stop representa um avanço significativo na busca por soluções mais sustentáveis e eficientes no setor automotivo. Reduzindo o consumo de combustível e as emissões, ele não apenas beneficia os proprietários de veículos, mas também contribui para a preservação do meio ambiente. Dessa forma, alinhando-se com regulamentações governamentais cada vez mais rigorosas sobre economia de combustível e emissões.

Podemos esperar uma maior disseminação do sistema start/stop e seus benefícios com o contínuo desenvolvimento e aprimoramento dessa tecnologia pela SEG Automotive.

Catálogo Digital

A campanha #SEGtem, destaca seu catálogo eletrônico, com versões para Android, Desktop ou IOS. Oferecendo uma ampla gama de componentes elétricos para reparação de motores de partida, assim como alternadores de veículos leves, além de peças também para geradores. No catálogo digital completo, os clientes podem explorar facilmente a variedade de produtos oferecidos pela SEG Automotive.

Para quem busca por de peças confiáveis, com qualidade original, conte com a experiência e qualidade dos produtos da SEG Automotive.

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