SAC do fabricante: por que é importante entrar em contato?
Todo empreendedor sabe o quanto é importante contar com fornecedores confiáveis e de qualidade no negócio. Isso porque, em caso de problemas com algum produto, apenas bons parceiros vão conseguir oferecer as melhores soluções e evitar que os clientes saiam insatisfeitos.
Em uma oficina, a situação não é diferente. Como nesse segmento é necessário adquirir peças que são essenciais para o bom andamento dos serviços prestados, como alternadores, baterias e motores de partida, por exemplo, um proprietário de oficina precisa contar sempre com itens de fornecedores de qualidade.
Um dos serviços básicos de que um fabricante original deve dispor para o reparador é o SAC. Você sabe o que é esse serviço? E qual a sua importância? Continue a leitura para saber mais sobre o SAC do fabricante e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
O que é o SAC?
Sigla para Serviço de Atendimento ao Cliente, o SAC nada mais é do que um canal para que os clientes possam tirar dúvidas, obter informações e resolver problemas relacionados a um serviço ou produto. Ele também serve para que as pessoas deem sugestões, façam elogios e até mesmo enviem críticas.
Ao oferecer esse serviço, um fabricante tem como objetivo aproximar-se dos seus consumidores e promover a melhor experiência possível na jornada de compra.
Portanto, podemos dizer que empresas que oferecem esse canal de atendimento demonstram que se preocupam com seu público, independentemente se o contato visa um elogio ou reclamação.
O SAC do fabricante não é algo novo. A preocupação em oferecer um contato direto entre a empresa e seu público surgiu no século XX, com a popularização do telefone. Porém, com o passar dos anos, esse atendimento evoluiu muito e, hoje, é oferecido de diferentes formas para que todos os clientes possam se relacionar com a empresa.
Quais são os principais canais do SAC?
Ligações telefônicas são o meio mais tradicional de SAC disponível no mercado. Nesse caso, a empresa possui uma equipe específica ou contrata profissionais terceirizados para realizar o serviço.
No entanto, o SAC do fornecedor vai muito além do telefone. Atualmente, é possível entrar em contato com uma empresa de diferentes formas, como via e-mail, chat online, redes sociais, aplicativos de mensagens, entre diversas outras.
Apesar de os canais serem muito diferentes entre si, em todos os atendimentos há protocolos de respostas a serem seguidas. Demandas simples e básicas são respondidas prontamente pelos próprios atendentes, mas problemas maiores são encaminhados para áreas responsáveis dentro do negócio.
Qual a diferença entre SAC e Ouvidoria?
Muitas pessoas têm dúvidas entre SAC e Ouvidoria, mas saiba que são dois serviços distintos. Enquanto o SAC é o canal direto entra a empresa e seu público para soluções de problemas, a Ouvidoria é um órgão que atua de modo estratégico, tendo caráter preventivo ou até mesmo corretivo.
Desse modo, podemos dizer que o SAC é um canal de primeira instância e deve ser acionado em primeiro lugar. Caso uma demanda não seja resolvida por esse canal, aí sim a pessoa deve procurar a Ouvidoria.
Qual a importância de usar o serviço?
Ninguém deseja ser deixado na mão ao comprar um produto, mas, infelizmente, essa é uma situação mais comum do que você imagina. Nesse caso, se um problema acontece, a pessoa não tem a quem recorrer para tirar suas dúvidas. Assim, acaba ficando no prejuízo.
Porém, com o SAC do fornecedor à disposição, você tem a certeza de que será atendido caso tenha uma demanda a ser solucionada. É o caso de momentos em que é preciso tirar dúvidas sobre uma aquisição ou instalação de peças automotivas, por exemplo.
Além de ser o melhor caminho para entrar em contato com uma empresa, o SAC também oferece a garantia de que você poderá contar com a companhia a qualquer momento que precisar.
E seu feedback sobre produtos e serviços também vai ajudar o fornecedor a entender seus pontos fortes e fracos, de modo que possam implantar melhorias para melhorar seus serviços cada vez mais. Portanto, podemos dizer que o SAC do fornecedor é um canal imprescindível para ambos os lados.
Quando entrar em contato com o SAC do fabricante na oficina?
Como já abordamos, é possível acionar o SAC de uma empresa em diversas situações, como para tirar dúvidas, solucionar problemas, enviar sugestões ou fazer elogios e reclamações.
Na oficina, ao adquirir peças a serem utilizadas na manutenção automotiva, o SAC do fabricante é o canal ideal a ser acessado para que você tire possíveis dúvidas de aplicação de um item, de modo a evitar trocas.
Isso porque bons fabricantes contam com o serviço de apoio técnico ao reparador no caso de dúvidas de aplicação. Isso significa que, caso você tenha dúvidas se um determinado produto pode ser aplicado ou instalado em um veículo, basta entrar em contato para saber se a ação pode ser realizada ou não.
Quais aspectos não podem faltar no atendimento?
O SAC se reinventou bastante com o passar dos anos e, com a chegada dos canais digitais, a experiência dos usuários durante o atendimento também mudou bastante. É por isso que, hoje em dia, os canais oferecidos por uma empresa são um dos pontos observados pelo proprietário de um negócio para fazer parceiros.
Um atendimento humanizado e personalizado, por exemplo, é algo imprescindível para que o contato com o fabricante seja o melhor possível.
Da mesma forma, é essencial que a empresa siga alguns princípios ao oferecer o SAC aos clientes, como empatia, agilidade nas respostas, eficiência em resolver problemas e boa capacidade para lidar com conflitos.
O SAC do fabricante é um canal muito importante, pois trata-se de um canal direto entre a empresa e seu público. Na oficina, lembre-se de entrar em contato com esse serviço sempre que precisar, de modo a tirar as suas dúvidas e ter uma boa experiência de compra, sem problemas, erros ou dores de cabeça.
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