Sintomas de estator com defeito: veja quais são e como reparar!

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Responsável por carregar a bateria automotiva e alimentar todos os componentes elétricos do carro, o alternador é um dispositivo essencial para o bom funcionamento do veículo. Ele é formado por diversos componentes, sendo os principais o estator, a carcaça, o rotor e o regulador.

Caso algum desses componentes não esteja funcionando corretamente, a bateria pode não carregar, e a parte eletrônica do automóvel também vai apresentar falhas. Por isso, estar atento às condições do alternador e das peças que o constituem é imprescindível.

Um de seus componentes mais importantes é o estator. Você sabe tudo sobre esse item? Neste post, vamos falar sobre como ele funciona e quais os sintomas de estator com defeito, além de dar dicas de como testá-lo e repará-lo. Acompanhe para conferir!

Como funciona o estator do alternador?

Feito com ligas de ferro ou silício e fios de cobre esmaltado, o estator é uma estrutura circular cuja principal função é gerar corrente elétrica. Ele fica fixo à carcaça do alternador e conduz o fluxo magnético necessário para transformar a energia cinética do induzido.

Quando o alternador gera energia, isso faz com que o rotor gire por meio de eletromagnetismo, que transforma a energia mecânica em energia elétrica em forma de corrente alternada.

É após esse momento que o estator entra em ação. Ele é responsável por passar a energia para a placa do diodo, que transforma a corrente alternada em corrente contínua. É isso que faz com que o alternador carregue a bateria do veículo e alimente todos os componentes elétricos e eletrônicos do automóvel.

Quais são os sintomas de estator com defeito?

Assim como qualquer equipamento do automóvel, o estator do alternador também está sujeito a falhas com o passar do tempo.

Os defeitos ocorrem principalmente quando o alternador é submetido a um esforço muito grande. É o caso de deixar o som ligado por muito tempo, por exemplo — nesse caso, a bateria vai descarregar e o alternador deverá trabalhar em excesso para compensar a falta da carga.

A seguir, listamos alguns dos sinais que podem indicar que há alguma falha no estator. Confira!

Dificuldade em dar a partida

Como o bom funcionamento do estator é imprescindível para que o alternador funcione corretamente, uma simples falha vai fazer com que o alternador apresente problemas no dia a dia. A principal delas é a bateria descarregada.

Quando isso acontece, será difícil dar a partida no carro, sendo possível até mesmo que o veículo pare de repente no meio do trânsito, uma vez que a bateria não terá carga suficiente.

Falhas em equipamentos elétricos

Como já abordamos, o alternador é responsável por alimentar todos os componentes elétricos do carro com energia. Se o estator está com problemas, consequentemente o alternador vai falhar e também é provável que os acessórios do carro apresentem problemas.

Desse modo, sinais comuns são a iluminação dos faróis variando de acordo com a rotação do motor, lâmpadas incandescentes queimando mais rapidamente e acessórios — como o som automotivo e o ar-condicionado — apresentando falhas.

Retificador queimado

O retificador é um conjunto de diodos responsável por estabilizar a corrente alternada e convertê-la em corrente contínua. Essa energia, então, passa para o regulador de tensão ou voltagem, que ajusta a voltagem que sai do alternador.

Quando o estator está em curto, ocorre um superaquecimento no regulador de voltagem e o retificador acaba queimando. Com isso, se essa peça queimar, é provável que o estator esteja com problemas.

Como reparar o estator do alternador?

A seguir, trouxemos algumas dicas na hora de fazer a manutenção do estator do alternador. Acompanhe e veja a melhor forma de realizar os reparos em sua oficina:

  • retire o estator e verifique se as soldas dos fios estão em perfeitas condições, se os fios de cobre estão presos às soldas e se as soldas não estão queimadas. É primordial que tudo esteja em perfeito estado para o bom funcionamento do dispositivo;
  • observe as condições dos rolamentos. É eles que permitem aos componentes do alternador girarem sobre o eixo, a partir da correia ligada ao motor. Caso haja algum atrito e os rolamentos estejam ruins, eles podem danificar tanto o estator quanto o rotor ou a mesa retificadora;
  • se o estator está em curto, ele não será capaz de jogar corrente para a bateria. Nesse caso, é necessário instalar um novo estator ou rebobinar o dispositivo;
  • rebobinar o estator é uma opção mais trabalhosa, mas que sai mais em conta para o proprietário do veículo. Para isso, retire e descarte os fios, alinhe as bobinas com a ajuda de um alicate (se estiverem tortas) e limpe a peça. Depois, enrole um fio de cobre novo no estator no sentido anti-horário, apertando bem.

Como testar o dispositivo?

Testar o estator do alternador é um processo bastante fácil e rápido, podendo ser feito por qualquer mecânico capacitado. Para isso, basta ter em mãos um multímetro automotivo e uma lâmpada 12V/35W, além de entender qual a configuração do dispositivo — monofásico, bifásico ou trifásico.

Confira o passo a passo para testar o estator:

  • desligue o conector AC do regulador retificador;
  • ligue a lâmpada de acordo com a configuração do estator;
  • faça a medição da tensão em marcha lenta. Com o multímetro em paralelo com a lâmpada, a tensão deve ser próxima a 13 Vca;
  • desligue o fio amarelo e conecte-o junto ao fio branco. Aqui, o valor medido deve ser superior ao anterior, estando próximo a 14 Vca.

Vale ressaltar que, se o estator contar com sistema bifásico ou trifásico, basta ligar a lâmpada de carga entre as fases. Além disso, jamais acelere o veículo durante o processo de testagem, pois isso pode fazer com que a lâmpada se queime.

Ao longo deste artigo, você conferiu como o estator funciona, quais os sinais de que há algo errado e as melhores dicas para fazer os testes e reparos de maneira adequada. Com isso, caso algum cliente chegue à sua oficina informando sintomas de estator com defeito, agora você tem todas as informações necessárias para fazer o melhor trabalho e satisfazer seus consumidores.

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