Sistema Start-Stop: Eficiência e Sustentabilidade Desde os Anos 70

O sistema Start-Stop é hoje uma tecnologia comum, utilizada inclusive em veículos populares em todo o mundo. A ideia de desligar o motor quando o veículo faz uma parada e em seguida retoma o funcionamento para se movimentar foi genial e surgiu há muito tempo.
Ao ser projetado o Start-Stop teria alguns desafios, até se tornar viável ao seu intuito: reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes, especialmente em situações de trânsito urbano, onde o veículo para com frequência.

Origem do sistema Start-Stop
O primeiro veículo a utilizar esse sistema foi o Toyota Crown, em 1974, que já oferecia uma economia de combustível de 10% em tráfego urbano. Nos anos 1980, o Fiat Regata “ES” com o sistema City-matic e o Volkswagen Polo “Formel E” também adotaram essa tecnologia.
Nos anos 1990, o Grupo Volkswagen implementou o Start-Stop no Golf Ecomatic (1994), no Lupo “3L” e no Audi A2 “3L” (1999). Tanto o Lupo quanto o A2 se destacaram como os mais eficientes da época nos Estados Unicos, superando qualquer carro produzido.

Mas foi apenas a partir da década de 2000, com o avanço da eletrônica automotiva e dos motores de partida mais robustos, que o sistema Start-Stop começou a ser implementado em maior escala sobretudo com a introdução da norma europeia de emissão Euro 5.
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Redução de Consumo de Combustível e Emissões
Estudos apontam que a redução no consumo de combustível de veículos a combustão com o sistema, pode variar entre 3% e 10%, chegando a atingir até 12% em alguns casos. Isso se traduz em menor custo de Km/L para os condutores e redução das emissões de CO₂.
Em países como os Estados Unidos, onde o hábito de manter o motor em marcha lenta resulta na queima de aproximadamente 14,8 bilhões de litros de gasolina por ano, a adoção em larga escala dessa tecnologia pode trazer impactos ambientais significativos.

Funcionamento do sistema Start-Stop
A operação do sistema Start-Stop varia dependendo do tipo de transmissão do veículo. Nos carros com câmbio manual, o motor desliga automaticamente quando o veículo para, a marcha está em ponto morto e a embreagem é liberada. O motor é religado assim que a embreagem é pressionada novamente para engatar a marcha.
Já nos veículos automáticos, o motor desliga assim que o carro para completamente e o pedal de freio está pressionado. No entanto, se houver demanda por energia de sistemas auxiliares, como o ar-condicionado, o motor pode religar automaticamente, garantindo o funcionamento e carga do sistema elétrico do veículo.
Para que o sistema funcione adequadamente, é necessário que o motor tenha atingido uma temperatura mínima de operação, de modo a garantir o bom funcionamento do catalisador e a lubrificação correta do motor. Esse cuidado é essencial para evitar o desgaste prematuro dos componentes e garantir o bom desempenho do sistema.
Componentes modificados
A implementação do sistema Start-Stop exige adaptações em diversos componentes do veículo, uma vez que o desligamento e religamento constantes do motor geram novas demandas sobre o sistema elétrico e mecânico.
Para garantir o funcionamento eficiente e a durabilidade dos componentes, o Start-Stop exige a adaptação de vários sistemas do veículo:
Motor de partida reforçado
- Diferente dos motores convencionais, os motores de partida para sistemas Start-Stop precisam suportar um número muito maior de ciclos de partida ao longo da vida útil do veículo. Enquanto um carro convencional realiza cerca de 50.000 partidas durante toda a sua vida útil, veículos com Start-Stop podem passar por até 500.000 ciclos de partida. Esse aumento exige componentes mais robustos, como escovas de carbono e cobre de maior durabilidade e rolamentos de agulhas, em vez de buchas, para reduzir o desgaste.
Sistema de lubrificação
- Quando o motor é desligado, o fluxo de óleo também é interrompido, o que pode causar desgaste nas superfícies metálicas, bem como nos mancais do virabrequim. Para evitar esse problema, são aplicados revestimentos especiais com polímeros de propriedades lubrificantes, como poliamida, nas superfícies dos mancais, garantindo portanto a proteção adequada mesmo na ausência do filme de óleo adequado.
Bateria de maior capacidade
- Para suportar a demanda elétrica durante os períodos em que o motor está desligado, os veículos equipados com Start-Stop utilizam baterias avançadas, como as de tecnologia AGM (Absorbent Glass Mat) ou EFB (Enhanced Flooded Battery), que em suma têm maior resistência a ciclos de carga e descarga frequentes.
Gestão eletrônica
- A ECU (unidade de controle do motor) é responsável por gerenciar o funcionamento do sistema, garantindo dessa forma que o motor só seja desligado quando todas as condições necessárias forem atendidas, como a temperatura adequada do motor e o nível de carga da bateria.
Acessórios em funcionamento
- Mesmo com o motor desligado, os sistemas elétricos, como ar-condicionado, rádio e luzes, continuam operando. Portanto, componentes como compressores e bombas de água precisam ser redesenhados para funcionar de maneira independente do motor a combustão. Muitos veículos adotam motores elétricos para acionar o compressor de ar e outros componentes auxiliares, dessa forma permitindo que continuem funcionando.
Motores de Partida SEG Automotive para sistema Start-Stop
A SEG Automotive desenvolve os motores de partida start-stop mais avançados do mercado. Assim como no mercado OE quanto no Aftermarket, você encontra a qualidade da SEG Automotive aplicada a diversos modelos de veículos.
A seguir estão por exemplo, algumas aplicações desses motores em modelos das montadoras: Fiat, Jeep, Audi e Volkswagen, demonstrando a flexibilidade e compatibilidade desses componentes com diferentes plataformas e versões. Confira também outras aplicações em nosso catálogo online.



- Motor de Partida SEG SC70-S, 12V, 1,4KW, CW 10D (Start/Stop) – Código IAM 0001170414, Código OEM 51950159
Aplicação Fiat:- 500
- Doblo
- Fiorino
- Grand Siena
- Idea
- Palio
- Palio Weekend
- Punto
- Siena
- Strada
- Uno



- Motor de Partida SEG SC70-S, 12V, 1,4KW, CW 13D (Start/Stop) – Código IAM 0001170422, Código OEM 52014723
Aplicação Fiat:- Argo
- Bravo
- Cronos
- Doblo
- Idea
- Linea
- Palio Weekend
- Punto
- Strada
- Toro
Aplicação Jeep: - Renegade



- Motor de Partida SEG SC70-S, 12V, 1,4KW, CW 13D (Start/Stop) – Código IAM 0001170697, Código OEM 50150359
Aplicação Fiat:- Argo
- Cronos
- Strada
- Uno

- Motor de Partida SEG CF70-M, 12V, 1.4KW, CCW, 13D (Start/Stop) – Código IAM 0001177008, Código OEM 02M 911 024 R
Aplicação Audi:- A1
- A3
- A3 Sedan
- Q3
Aplicação Volkswagen (VW): - Up!
- Cross Up!
- Golf
- Jetta
- Nivus
- Polo
- T-Cross
- Tiguan
- Virtus



- Motor de Partida SEG SCL60-L, 12V, 1.4KW, CW, 13D (Start/Stop) – Código IAM 0001194639, Código OEM 52208848
Aplicação Fiat:- Fastback
- Pulse
- Toro
Aplicação Jeep: - Commander
- Compass
- Renegade
Desafios e Tendências Futuras
Apesar de suas vantagens, o sistema Start-Stop ainda enfrenta resistência por parte de alguns motoristas, especialmente aqueles que utilizam o ar-condicionado constantemente ou que conduzem em condições extremas de calor. Em veículos onde o compressor do ar-condicionado ainda é acionado pela correia do motor, o sistema pode ser temporariamente desativado para manter o conforto térmico. Contudo, com o avanço das tecnologias de eletrificação dos sistemas auxiliares, espera-se que esses inconvenientes sejam superados.
A popularidade do sistema Start-Stop começou a crescer na Europa, sobretudo devido às regulamentações mais rigorosas em relação às emissões de gases poluentes. Nos testes do Novo Ciclo de Condução Europeu (NEDC), 25% do tempo de condução é gasto com o motor em marcha lenta, o que torna desse modo a tecnologia especialmente eficaz nesse contexto.
Nos Estados Unidos, onde o ciclo de testes da Agência de Proteção Ambiental (EPA) gasta aproximadamente 11% do tempo com o motor em marcha lenta, a adoção tem sido mais lenta, mas o cenário pode mudar à medida que as regulamentações de emissões se tornarem mais rígidas.
Com o aumento das exigências governamentais por maior eficiência energética e menor emissão de poluentes, o sistema Start-Stop tende a se tornar portanto, cada vez mais comum em veículos de todos os tipos.
A SEG Automotive se destaca como fornecedor confiável, com produtos homologados por importantes montadoras globais e dessa forma, reforça sua liderança no mercado de reposição e OEM.