[Infográfico] Conheça 3 tipos de alternadores e seus defeitos mais comuns

tipos de alternadores
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O mercado atual conta com uma grande variedade de acessórios para carros. Desde simples faróis e lanternas até itens mais diferenciados, como sensores de estacionamento e central multimídia, o que não faltam são dispositivos que precisam de energia elétrica para funcionar.

O grande responsável pelo funcionamento desses acessórios é o alternador. Esse dispositivo é essencial para o carro, pois, sem ele, os itens eletrônicos não conseguiriam exercer suas funções. Além disso, dirigir seria impossível.

Apesar de ter um papel tão importante, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao funcionamento do alternador. Se esse é o seu caso, este artigo é para você. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e confira quais são os 3 principais tipos de alternadores!

Qual é a função do alternador e quando ele surgiu?

O alternador é responsável por converter energia mecânica em energia elétrica. Assim que essa conversão ocorre, o alternador apresenta duas funções principais: recarregar a bateria do automóvel e alimentar todos os equipamentos elétricos.

O alternador é um dos componentes mais antigos do veículo, tendo sido inventado em 1913 como fonte de energia para os faróis. Nos anos seguintes, ele passou a servir de base para a eletrificação de outros acessórios do carro, como a partida elétrica (em 1914) e o limpador de para-brisa (em 1926).

Nesses mais de 100 anos, a tecnologia do dispositivo não mudou muito: ele recebeu apenas alguns ajustes, de modo a reduzir o seu tamanho e permitir a geração de energia mesmo em marcha lenta.

Quais são os componentes dos alternadores?

O alternador é formado por diferentes componentes. A seguir, listamos os principais. Confira!

Polia

A polia faz o contato com a correia do motor, que aciona o eixo e transmite a energia mecânica para o alternador.

Mancal dianteiro

Responsável por dar suporte ao rotor e ao estator, o mancal dianteiro garante que o alternador fique fixo no bloco do motor. Ele também assegura que o alternador suporte as vibrações durante a operação.

Estator

O estator tem uma das funções mais importantes no alternador: é ele que gera a corrente elétrica. Tratam-se de três bobinas, que estão sujeitas ao campo magnético do rotor.

Rotor

Essa peça gera um campo eletromagnético que vai induzir a corrente alternada no estator. O rotor é composto por bobinas, eixo e garras polar.

Ponte retificadora

Outro item que compõe o alternador é a ponte retificadora. Sua função é transformar (ou retificar) a tensão alternada em tensão contínua. Essa retificação é garantida pelos diodos.

Regulador

É o regulador que mantém a tensão regulada dentro dos parâmetros estabelecidos (entre 13,6v a 14,8v). A peça atua reduzindo ou aumentando a tensão no alternador sempre que necessário. O regulador é formado pela escova, pelo módulo eletrônico e pelo capacitor.

Capô plástico

Fechando a lista de componentes do alternador está o capô plástico, que atua protegendo os contatos elétricos da ponte retificadora. Durante a revisão do alternador, é esse dispositivo que evita que os terminais elétricos sejam danificados.

Como funciona o alternador?

O dispositivo atua junto ao motor de combustão. Ele entra em ação quando a ignição do carro é acionada — momento em que o motor gera energia mecânica, que é enviada ao alternador por meio da correia auxiliar. A partir disso, o funcionamento do alternador se dá da seguinte forma:

  • a bateria do carro envia energia para o alternador, alimentando a bobina — isso permite a criação de um campo magnético nas garras da bobina;
  • o alternador gera energia por meio da polia, o que faz com que o rotor gire;
  • o movimento do rotor cria um campo eletromagnético, o que transforma a energia mecânica em energia elétrica, em forma de corrente alternada;
  • a energia é enviada para a placa de diodo pelo estator — nesse momento, a corrente alternada é transformada em corrente contínua;
  • após todo esse caminho, a energia consegue carregar à bateria do automóvel e alimentar os acessórios elétricos.

Quais são os 3 principais tipos de alternadores?

Existem diversos tipos de alternadores no mercado, havendo dispositivos especiais para cada tipo de automóvel. As empresas até mesmo disponibilizam alternadores em categorias diferentes, com características que variam de acordo com o uso, o tipo de projeto e a potência. Saiba mais sobre eles a seguir.

1. Alternador com base no tipo de seu projeto

No que diz respeito ao tipo, o alternador pode ser do tipo garra ou compacto. O do tipo garra é o mais tradicional, tendo os polos da bobina do rotor em forma de garra (daí o seu nome). Quando os polos ficam sob ação do campo magnético, eles formam os polos norte e sul.

Nesse modelo, a ventoinha de ventilação — cuja função é garantir a refrigeração para os itens internos — está localizada no lado externo.

O alternador compacto tem como principal característica, como o próprio nome já diz, sua dimensão reduzida. Devido a esse aspecto, ele conta com um melhor desempenho do que os outros tipos, conseguindo girar mais rápido com a mesma velocidade. No alternador compacto, a ventoinha fica no lado de dentro.

2. Alternador com base na quantidade de fases de saída

De acordo com as fases de saída, o alternador é classificado em monofásico, bifásico e trifásico.

3. Alternador com base na parte rotativa

Na classificação de acordo com a parte rotativa, há dois modelos. O primeiro é o alternador com induzido rotativo, que é encontrado em dispositivos de baixa potência — esse modelo não é muito utilizado no mercado. O segundo alternador é aquele com campo rotativo, que fica no rotor e faz um movimento giratório.

Quais são os problemas mais comuns?

Conhecer as falhas mais comuns que podem acometer o alternador é muito importante, pois você evita confundir os problemas com o defeito em outras peças. Confira os principais.

Problema no estator

Ocorre devido ao excesso de esforço. Para solucioná-lo, é necessário fazer um teste de continuidade e refazer a solda do pedaço que quebrou.

Rolamentos desgastados

Com o tempo, os rolamentos entram em atrito com outras peças e podem ocorrer danos. Nesse caso, é preciso trocar as peças.

Defeito no rotor

O problema é causado por desgaste nas escovas ou danos no coletor. A substituição dos itens é necessária nesses casos.

Defeito na mesa retificadora de diodos

É resultado de uma chupeta na bateria, seja por um processo mal-executado ou por um curto-circuito. Na maioria dos casos, basta substituir o diodo queimado.

Neste post, você conheceu os principais tipos de alternadores e outras informações importantes sobre o dispositivo. Vale ressaltar, aqui, a importância de sempre utilizar peças de boa qualidade durante a manutenção do veículo, de modo a garantir o bom funcionamento do sistema elétrico.

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