[Infográfico] Como identificar problemas no rotor do motor de partida e corrigi-los?

6 minutos para ler

Você sabe como identificar problemas no rotor de motor de partida e fazer a devida correção? O rotor faz referência a uma parte relevante dos motores. Por esse motivo, essa região deve apresentar um bom funcionamento para que seja possível assegurar um bom funcionamento do motor dos veículos como um todo.

Nesse contexto, as manutenções periódicas são fundamentais e elas devem ser feitas nos momentos adequados. A identificação de problemas também é muito importante, pois é uma medida fundamental de prevenção que ajudará a livrar você e sua família de grandes dores de cabeça no futuro.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos detalhadamente o que é o rotor do motor de partida, a sua função e forneceremos dicas que vão auxiliar você a identificar os problemas e repará-los. Além disso, destacaremos sobre a importância de contar com peças de qualidade.

O que é o rotor de motor de partida?

Não há muitos segredos em relação a esse tema. O rotor faz referência a um componente que gira em torno do seu próprio eixo e que produz movimentos de rotação. Essa peça está presente em máquinas elétricas, aviões, automóveis, helicópteros etc.

Como identificar problemas no rotor de motor de partida?

Destacamos que o rotor é uma parte importante dos veículos. Caso esteja em um bom estado de funcionamento, torna-se possível assegurar um bom funcionamento dos motores e dos veículos como um todo.

Por esse motivo, é muito importante saber como identificar os problemas para que possa corrigi-los da forma mais eficiente possível. Pensando na importância desse assunto, na sequência do conteúdo vamos destacar os problemas mais frequentes e forneceremos dicas que vão ajudar a identificá-los. Continue lendo.

Desalinhamento

Trata-se de um dos principais causadores de falhas em motores elétricos, inclusive no rotor também. Essa situação ocorre quando o eixo de acionamento do motor (também conhecido como rotor) ou mesmo a peça responsável por fazer o acoplamento não está devidamente alinhado com a carga.

Nesse contexto, quando ocorre o desalinhamento há a transferência de esforços mecânicos que são prejudiciais ao motor. Isso porque, há o aumento do desgaste e também da carga mecânica. Além disso, há aumento da vibração do próprio motor.

Sobrecarga

Esse problema ocorre quando um determinado motor é exigido além do torque nominal. Isso faz com que a corrente elétrica seja superior a que é apresentada normalmente, o que pode ocasionar o superaquecimento.

Quando o motor trabalha com uma temperatura mais alta, a vida útil tende a reduzir. Nesse contexto, ao depender do nível de sobrecarga, o dispositivo de proteção precisará ser ativado, o que pode, inclusive, ocasionar uma parada indesejada na operação de um determinado motor.

Desbalanceamento de fases

Trata-se de outro problema comum no rotor do motor e é muito importante identificá-lo. Caso o seu motor esteja superaquecido, isso pode ser um indicativo que há o desbalanceamento de fases no motor.

Vale ressaltar que a identificação desse problema é fundamental. Isso porque, caso os circuitos não estejam devidamente balanceados no seu motor, podem acontecer distorções nas propriedades elétricas do circuito e ocasionar, inclusive, situações de parada no motor.

Pé suave

Em algumas situações, os pés do motor não estão devidamente fixados. Isso pode fazer que, no momento em que for necessário apertar os parafusos de fixação de cada pé, surjam outras tensões mecânicas de desalinhamento no conjunto do motor e isso também pode afetar o rotor, em alguns casos.

Quando há o desalinhamento dos eixos do motor é um indicativo dessa falha. Para resolver essa situação é preciso fixar o motor para que o assentamento não ocasione vibrações ou transferência de esforços adicionais ao motor dos veículos.

Corrente sigma

Tratam-se das correntes parasitas que circulam por circuitos elétricos. É muito importante estar atento em relação a essa questão, pois as correntes podem estar associadas à diminuição da eficiência e redução da vida útil, incluindo do rotor de motor de partida.

Para prevenir desse problema é fundamental utilizar condutores bem dimensionados. Também é importante utilizar conexões ou soldas adequadas para assegurar o bom funcionamento do motor como um todo.

Qual a melhor maneira de evitar a ocorrência dessas falhas?

Sabemos que diversas falhas podem acontecer no rotor e também no motor. Ambas as situações podem prejudicar o funcionamento adequado do veículo.

Nesse contexto, é fundamental fazer manutenções periódicas no seu veículo para identificar essas situações e corrigi-las da melhor forma possível.

Também é importante contar com a ajuda de profissionais capacitados no conserto de veículos, pois eles estarão prontos para atender às suas demandas e fornecer o melhor suporte possível. Além disso, eles estão acostumados a lidar com problemas frequentes apresentados pelos motores elétricos, incluindo a região do rotor de motor de partida.

Com isso, torna-se possível resolver essas situações antes que elas gerem maiores prejuízos ou mesmo causem surpresas desagradáveis no futuro. Ao resolver essas situações, portanto, você ficará mais tranquilo.

Qual a importância de contar com peças de qualidade?

Contar com peças de qualidade é fundamental para fazer a correção de problemas no rotor de motor de partida de forma eficiente. Isso porque, ao contar com bons equipamentos torna-se possível assegurar o bom funcionamento dessa parte importante do veículo e mantê-lo funcionando de maneira harmônica.

Além disso, ao contar com peças de ótima qualidade, o seu motor vai melhorar a durabilidade, vai funcionar melhor e também tende a apresentar menos problemas. Com isso, diminuem as necessidades de futuras manutenções do veículo, ou seja, você também vai economizar recursos financeiros.

Como é possível perceber, o rotor de motor de patida é um componente importante dos veículos. Por esse motivo, é muito importante estar atento em relação a essa parte e saber como identificar problemas para que seja possível corrigi-los de forma mais eficiente possível.

Com isso, você conseguirá garantir um funcionamento eficiente do motor, vai prevenir de diferentes situações e vai se livrar de dores de cabeça no futuro, pois a manutenção estará em dia.

Você gostou deste conteúdo na qual fornecemos dicas sobre como identificar problemas no rotor de motor de partida e corrigi-los? Curta a nossa página no Facebook e receba mais conteúdos relevantes sobre o tema em primeira mão.

Você também pode gostar