Motor de partida de carro: entenda como repará-lo!

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Por mais que os motoristas mantenham as revisões do veículo em dia, cedo ou tarde algum problema pode aparecer. Isso porque, além de sofrerem desgaste natural, as peças do veículo também podem sofrer danos devido a práticas incorretas na direção.

Uma situação que, sem dúvida, já ocorreu ao menos uma vez com qualquer condutor é, ao colocar a chave no contato e girá-la, a pessoa perceber que nada acontece. Em muitos casos, uma simples troca ou recarga da bateria pode ser suficiente para resolver o problema, mas também é possível que o defeito seja no motor de partida do carro, também chamado de motor de arranque.

Como essa ocorrência é tão comum na vida de todo motorista, também é algo recorrente para qualquer mecânico de plantão. Por isso, é muito importante que todo profissional entenda qual a vida útil do motor de partida do carro, os principais sinais de desgaste e como repará-lo corretamente.

Para ajudá-lo nesse momento, preparamos este post com as principais informações sobre o assunto. Acompanhe!

Como funciona o motor de partida de carro?

A função desse equipamento é impulsionar o motor de combustão do automóvel quando ele ainda está parado, uma vez que ele não tem força própria para começar a girar. Para isso, o motor de partida transforma energia elétrica em energia mecânica.

Nos modelos convencionais, a alimentação desse motor se dá a partir de um cabo positivo ligado à bateria e um cabo negativo conectado à carroceria do veículo.

O motor de partida conta com diversos componentes que garantem o seu funcionamento. Quando o motorista gira a chave, o solenoide do motor de arranque é alimentado pela energia positiva que vem da bateria.

Em seguida, um conjunto de pistão e garfo é acionado, deslizando o pinhão impulsor (também chamado de bendix) até acoplá-lo junto à cremalheira do volante do motor de combustão. Enquanto isso, o solenoide fecha o circuito principal e as escovas criam um campo magnético ao energizar a bobina e o induzido.

A partir do momento em que o campo magnético é criado, surge o movimento de rotação e o motor principal consegue funcionar. Assim, enquanto as escovas iniciam o movimento mecânico do motor, o sistema de ignição e injeção entra em operação e garante que tudo funcione da forma como deveria.

Após todo esse processo, o motor de partida fica inoperante enquanto o motor de combustão estiver em funcionamento.

Qual a sua vida útil?

Como o motor de partida funciona apenas por alguns segundos, deixando de ser utilizado quando o motor principal do veículo começa a funcionar, ele é um componente de baixa manutenção e alta durabilidade, principalmente em automóveis novos.

Por isso, a peça não tem um tempo de vida útil específico. Porém, ela pode apresentar defeitos que, na maioria dos casos, estão relacionados a práticas inadequadas na direção.

Há duas situações principais capazes de causar danos ao motor de arranque. A primeira é quando o condutor insiste em manter o equipamento funcionando caso o motor principal não pegue. A outra é acionar o motor de partida quando o motor já está funcionando.

Nesse sentido, é importante que os mecânicos conscientizem seus clientes para que adotem boas práticas no dia a dia, de modo a evitar defeitos no motor de partida.

Por consumir uma grande quantidade de energia, ele foi desenvolvido para funcionar em um curto período de tempo. Portanto, o motorista deve acionar a ignição por apenas 10 segundos durante cada tentativa de partida. Além disso, deve-se esperar mais de 30 segundos entre uma tentativa e outra.

Também é importante não acionar o motor mais de três vezes, de modo a não forçá-lo nem estragar seus componentes antes do tempo.

Quais os principais problemas que podem acontecer com o motor de arranque?

Existem sinais bastante característicos quando há algum problema no motor de partida de carro. Por isso, fique atento caso um cliente procure sua oficina relatando um desses sinais:

  • presença de um ruído forte. Possivelmente, é sinal de que a chave magnética não está acionando o pinhão;
  • estalos durante a partida. Eles indicam que o pinhão está desgastado;
  • o motor não funciona. Muitas vezes, esse problema pode ser causado por defeitos nas escovas ou na bateria.

Como reparar o motor de partida?

Durante a manutenção na oficina, praticamente todas as peças internas do motor de partida podem ser trocadas separadamente. A exceção é o porta-escovas, cujo conjunto deve ser trocado por completo.

A seguir, separamos um passo a passo para orientá-lo na hora da desmontagem e reparo do motor de partida.

Observe se o problema é mesmo no equipamento

O primeiro passo é detectar se o motor de arranque está realmente com defeito. Para isso, escute o que o cliente tem a dizer e observe se ele relatar alguns dos sinais que apontamos acima. Caso o motor não funcione, faça um teste na bateria para checar se ela está carregada.

Dê a partida no carro

Nesse momento, é importante ficar atento ao barulho do motor. Além disso, conecte um interruptor de simulador de partida à bateria e veja se, ao girar a chave, há queda de tensão. A queda deve ser de cerca de 9 volts.

Verifique o sistema de segurança

Esse sistema deve ser verificado antes de desmontar o motor de partida, pois seus componentes — rádio, relógio, alarme, entre outros — podem ser danificados sem a bateria.

Desligue a bateria

A bateria deve ser desligada apenas depois que você seguir o passo acima. Para isso, desconecte primeiro seu polo positivo, de modo a evitar um curto-circuito. Em seguida, desconecte a parte elétrica e solte os parafusos.

Faça a manutenção

Por fim, é hora de desmontar o motor e fazer a manutenção em si. Para isso, leve o equipamento para uma bancada a fim de abri-lo. Lembre-se de sempre verificar as escovas e buchas, pois esses itens são os mais propensos a desgastes.

Para trocar as escovas, use ferramentas adequadas para manusear o motor de partida, afaste as molas e empurre as escovas para dentro para retirá-las.

O motor de partida de carro é uma peça fundamental, pois é ele que permite o funcionamento do motor de combustão. Mesmo que ele seja um componente de baixa manutenção, a troca do motor de partida ou de seus componentes pode ser algo necessário dependendo da seriedade do problema.

Por isso, é importante contar com profissionais especializados em sua oficina para que o serviço seja executado com segurança e eficiência.

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