SEG Automotive nas Américas: Estratégias, Desafios e Inovação

A SEG Automotive é hoje, uma das principais referências no mercado global de componentes automotivos, combinando inovação tecnológica, qualidade premium e estratégia de expansão. A seguir, Roberto Weiler, CEO das Américas, da SEG Automotive deu detalhes da expansão na participação da SEG em eventos do segmento de aftermarket e como a SEG se adapta às particularidades regionais de cada mercado, aliando qualidade e inovação.

Expansão e Posicionamento Estratégico
O Brasil é descrito por Roberto Weiler como um mercado dinâmico e um dos pilares da estratégia da SEG. Com mais de 20% de marketshare em apenas três anos — mesmo com o lançamento da marca durante a pandemia —, a cada dia a SEG se destaca no mercado pela qualidade de seus produtos, os mesmos fornecidos para dezenas de montadoras globais. Weiler ressalta: “O nosso produto é um produto premium (…) o mesmo produto que a gente tem nas montadoras”. Essa sinergia entre o fornecimento para o mercado original (OEM) e o que é oferecido na reposição reforça a confiança dos clientes e distribuidores.
A estratégia de crescimento inclui a disseminação de produtos para outras regiões das Américas. As atenções se voltam ao mercado americano, que deve se tornar o maior mercado de atuação da SEG na reposição. Weiler enfatiza: “As Américas para o mercado de reposição (…) vão ser o maior mercado e o mais representativo globalmente”.
Veja também
SEG Automotive: Produtos Desenvolvidos No Brasil com DNA Alemão
SEG Automotive na AUTONOR 2025: conteúdo técnico e networking para você se destacar
Desafios e Oportunidades Regionais
Cada mercado apresenta particularidades: enquanto os Estados Unidos possuem uma frota específica, o Brasil e o México têm características híbridas, mesclando influências europeias, asiáticas e norte-americanas. Weiler enxerga os desafios geopolíticos e econômicos como oportunidades: “Eu tento olhar de uma forma geral esses desafios como oportunidades (…) para tirar o máximo de proveito”.
A participação da SEG em feiras como a Automec e a Autonor, bem como o patrocínio da Turismo Nacional, reforçam a imagem de qualidade e performance. Weiler explica: “Os mesmos produtos que nós estamos fornecendo para a Turismo Nacional (…) são os mesmos que o consumidor encontra nos nossos distribuidores”. Essa estratégia vincula a marca à confiabilidade e alto desempenho, essenciais para conquistar reparadores e varejistas.
Preparação para o Futuro: Eletrificação e Tecnologia
A SEG investe em soluções para o motor a combustão e na transição para a eletrificação. Todavia, no Brasil, o etanol é um diferencial, e a empresa aposta em tecnologias híbridas, como o alternador BRM (Boost Recuperation Machine), com sistema de 48V que combina eficiência energética e redução de emissões. Weiler destaca: “Nós temos produtos que fazem a transição para uma eletrificação leve (…) completamente conectados com a eficiência que a gente procura”.
Além disso, a SEG mantém o desenvolvimento de componentes para motores tradicionais, garantindo adaptabilidade às demandas regionais.
Foco na Satisfação do Cliente
Para distribuidores, varejistas e mecânicos, o CEO da SEG Automotive nas Américas, acima de tudo, reforça a garantia de qualidade e a capilaridade: “O distribuidor pode ter tranquilidade comprando nosso produto (…) com garantia de satisfação do cliente final”. A SEG disponibiliza seu catálogo digital intuitivo, facilitando a identificação de peças adequadas a cada veículo.
Dessa forma, a SEG Automotive consolida seu crescimento com uma estratégia baseada em qualidade premium, expansão regional e adaptação tecnológica. Sendo assim, a SEG se posiciona como líder no mercado e pronta para os desafios da mobilidade futura. Como afirma Weiler, o objetivo é transformar adversidades em oportunidades, mantendo a empresa “cada vez mais robusta e sólida”.