Saiba onde fica o porta-escovas do motor de partida e confira como trocá-lo
Para que o veículo funcione adequadamente, é necessário que todos os seus sistemas e equipamentos estejam bem conservados e em perfeitas condições. É a atuação em conjunto de todos os itens que torna a direção possível.
Entre os equipamentos que influenciam diretamente na partida do carro está o motor de arranque. Também chamado de motor de partida, o acessório serve para colocar o motor de combustão em movimento até que ele consiga trabalhar por conta própria.
Diversos componentes integram o motor de partida, e um dos mais importantes é o porta-escovas. Quer saber mais sobre o assunto? Nos próximos tópicos, você vai descobrir qual é a função da peça, onde ela está localizada, quais são os principais sinais de problemas, entre outras informações relevantes sobre o porta-escovas do motor de partida. Boa leitura!
Qual é a função e onde está localizado o porta-escovas do motor de partida?
Localizado na parte de trás do motor de partida, o porta-escovas — ou suporte de escovas, como também é conhecido — tem quatro cavidades, onde ficam as escovas e as molas. Duas escovas estão ligadas ao negativo da bateria e duas ao positivo, sendo acionadas por um interruptor, que é ligado quando o solenoide começa a funcionar.
Basicamente, o porta-escovas é responsável por armazenar as escovas do motor de partida, cuja função é essencial. Quando o motorista gira a chave do carro e o motor de partida entra em operação, as escovas são acionadas pelas molas contra os coletores do induzido, o que transmite corrente elétrica e cria um campo magnético, necessário para o funcionamento do motor.
Quais são os principais sinais de problema no equipamento?
As escovas são feitas de um material leve e macio, o que facilita a transmissão de corrente elétrica e os giros do motor. O problema é que, por serem muito macias, elas tendem a se desgastar com mais rapidez do que outros itens, sobretudo por atuarem junto ao induzido. Com isso, o porta-escovas do motor de partida pode falhar.
Frente a isso, a manutenção do equipamento requer bastante atenção e cuidado na oficina, sendo necessário que o mecânico conheça os sinais de problemas mais comuns no porta-escovas. A seguir, listamos os principais. Confira!
O carro não pega e não há nenhum barulho
O motorista tentou ligar o veículo, mas nada aconteceu? Se, além disso, nenhum ruído surgir ao girar a chave, é bem provável que o problema seja nas escovas. Nesse caso, o motor de partida não está sendo energizado e a engrenagem do pinhão (ou bendix) não atracou junto ao volante do motor. O motor, portanto, não consegue trabalhar.
Durante a manutenção na oficina, vale se atentar quando um cliente informar esse tipo de problema, pois ele pode indicar falhas em outros equipamentos. Uma falha na bateria, por exemplo, também gera uma situação parecida.
Partida demorada ou “pesada”
Quando as escovas estão desgastadas, uma consequência é a partida demorada ou “pesada”. Esse é um dos problemas mais frequentes do motor de partida. É como se o veículo estivesse “cansado”, o que é uma resposta para a falha na inicialização do motor. Para que o carro volte a funcionar normalmente, basta trocar as escovas.
Uma falha no induzido também pode provocar a sensação de partida “pesada”. Essa peça estraga quando se usa muito o arranque, pelo tempo de uso ou quando o bendix agarra no volante. Nesse caso, pode ser necessário trocar o arranque inteiro, pois as chances de que outros defeitos surjam com o tempo são grandes.
Como trocar o porta-escovas do motor de partida?
O primeiro passo para efetuar o trabalho é analisar se o problema é realmente no porta-escovas do motor de partida. Atente-se ao que o cliente tem a dizer e observe se os sinais de problemas no carro correspondem ao que você conferiu no último tópico.
Vale a pena fazer um teste na bateria para checar se ela está funcionando adequadamente. Isso é essencial porque, como já abordamos, uma falha na bateria costuma apresentar sinais semelhantes a um problema no porta-escovas do motor de partida.
Após tirar a dúvida e se certificar de que há um defeito no equipamento, confira o passo a passo para fazer a troca do porta-escovas.
Passo a passo para fazer a troca da peça
A primeira etapa é retirar o motor de partida do carro. Dependendo do modelo, pode ser necessário retirar toda a suspensão. No caso de veículos com ar-condicionado, é preciso desmontar o sistema e tirar o gás com um aparelho adequado.
Depois, desligue a bateria para garantir a sua segurança durante o trabalho e evitar acidentes. Nesse momento, observe atentamente os componentes elétricos e eletrônicos do carro para evitar um dano ao sistema elétrico.
Retire o motor de partida e coloque-o em uma bancada. Tire os parafusos e abra a peça. Você vai localizar o porta-escovas na parte de trás do motor de partida.
Observe as condições das escovas e das molas, e veja se os itens realmente estão danificados. É importante verificar as buchas que, geralmente, também apresentam problemas nesse caso.
Para trocar as escovas, afaste as molas e empurre a escova para dentro, para retirá-la. Substitua as peças danificadas por produtos novos. Por fim, remonte o motor de partida e instale-o novamente no automóvel.
O porta-escovas do motor de partida é uma peça muito importante para o funcionamento de todo o conjunto, por isso, deve estar sempre em boas condições. A boa notícia é que, quando o item apresenta algum problema, a troca é bastante fácil e rápida, além de ser um serviço barato para o proprietário do veículo.
Na hora de substituir um porta-escovas defeituoso por um novo, recorra sempre a bons fornecedores de peças automotivas. Somente dessa forma é possível contar com itens de boa qualidade, que são seguros e têm eficiência comprovada.
Gostou de saber mais sobre o porta-escovas do motor de partida? Que tal conferir outras informações úteis sobre o equipamento e a manutenção automotiva? Assine a nossa newsletter e receba outras dicas e orientações diretamente na sua caixa de e-mails!