Entenda o que é engrenagem planetária e como ela funciona

6 minutos para ler

A engrenagem é um dispositivo mecânico composto, sendo muito utilizado em máquinas, automóveis e equipamentos industriais. Ela é formada por rodas dentadas e pode ser encontrada no mercado em diferentes modelos e opções, que variam em formato, tamanho e modo de transmissão de movimento.

Seu funcionamento se dá pelo atrito entre os dentes de uma engrenagem com os dentes de outra. Esse movimento gera potência, que é transmitida para uma máquina ou um equipamento, promovendo torque e velocidade de rotação.

É possível encontrar diversos tipos de engrenagens em um veículo, e cada uma delas apresenta características distintas, que contribuem para o bom funcionamento do modelo. Entre elas, está a engrenagem planetária, cuja função é muito importante para o veículo.

Você sabe o que é a engrenagem planetária e como ela funciona? Como trocar a peça do veículo em caso de problemas? Continue a leitura para conferir essas e outras informações sobre o dispositivo!

O que é a engrenagem planetária?

A engrenagem planetária é um elemento mecânico, sendo composta por uma série de rudimentos, que incluem:

  • engrenagem solar, que está localizada no centro do sistema;
  • engrenagens satélites, que giram ao redor da engrenagem solar;
  • engrenagem anelar, que é responsável pelo acoplamento da engrenagem planetária ao eixo de suporte.

Esse tipo de engrenagem é compacto e leve, o que torna sua fabricação facilitada em comparação a outros tipos de componentes do carro. Além disso, ela tem alta resistência e durabilidade.

Qual é a função da engrenagem planetária?

De maneira geral, a engrenagem planetária tem como função transformar a alta velocidade de rotação de um motor em um torque maior. Desse modo, o dispositivo garante um melhor funcionamento de máquinas.

Na indústria, a peça é utilizada em diferentes equipamentos, como motores elétricos, turbinas eólicas e alimentadores de papel. Na indústria automotiva, a engrenagem planetária é utilizada em veículos em que é necessário um torque mais suave.

Como o equipamento funciona no carro?

A engrenagem planetária começa a funcionar assim que a parte mecânica do automóvel é acionada. Nesse momento, a engrenagem solar começa a girar em alta velocidade.

Esse movimento faz com que as engrenagens planetárias, que estão dispersas em torno do eixo, engrenem com as peças solar e anelar. Dessa forma, elas são forçadas a orbitar ao redor dos demais dispositivos.

A partir do movimento giratório das engrenagens, o conjunto exerce sua importante função de reduzir a alta velocidade do motor e garantir o aumento do torque.

Qual é a relação entre engrenagem planetária e o motor de partida?

Responsável por dar início aos primeiros giros do motor de combustão do veículo, o motor de partida — também chamado de motor de arranque — tem um papel essencial. Sem ele, o motor principal do automóvel não poderia funcionar, e seria impossível dirigir.

Existem diversos motores de partida no mercado, e um tipo muito utilizado hoje em dia é o modelo PDM (Planetary Drive Motor, ou Motor de Direção Planetária, em português). Trata-se de um modelo de última geração em tecnologia, aplicado em carros de pequeno e médio porte.

Esse tipo de motor é considerado superior a modelos mais antigos e conta com uma engrenagem planetária junto ao induzido. A função do induzido é girar o pinhão (também chamado de bendix) por meio de um campo magnético de repulsão, que se acopla à cremalheira do volante e impulsiona os giros do motor de combustão.

A engrenagem planetária garante uma alta potência mesmo que o veículo tenha um tamanho menor. O uso do equipamento no motor de partida teve como objetivo gerar motores mais compactos e eficientes, de modo que fosse possível, para um motor de pequenas dimensões, contar com grande potência, durabilidade e robustez.

Quais problemas a engrenagem planetária pode apresentar?

Apesar de bastante durável, a engrenagem planetária pode se desgastar com o tempo. Isso ocorre porque as peças que compõem a engrenagem ficam muito próximas ou afastadas umas das outras no eixo da engrenagem solar.

Também é possível que o eixo de rotação do transportador fique desregulado, além de problemas surgirem caso haja distribuição limitada de carga — o que causa fadiga térmica e cíclica.

Quando a engrenagem planetária se desgasta, o principal sinal de problema é a presença de ruídos em curvas. Nesse caso, o barulho pode ser identificado sendo emitido pelo sistema de transmissão.

Como trocar a peça em caso de problemas?

Se a engrenagem planetária está com problemas, é necessário trocá-la por um equipamento novo, de modo a garantir o bom funcionamento do motor de partida do carro. Para que isso aconteça, é preciso retirar o motor de partida do carro e desmontá-lo, separando todos os seus componentes.

Com a engrenagem planetária em mãos, siga o passo a passo:

  • com a ajuda de um martelo e um alicate, afaste o anel elástico do conjunto e solte o anel trava;
  • após retirar o anel trava, retire a engrenagem do pinhão;
  • examine o eixo do conjunto e observe se ele está desgastado;
  • retire a tampa do conjunto de engrenagem planetária e observe se as peças estão desgastadas, quebradas ou com os dentes normais;
  • caso seja realmente verificado que há problemas no equipamento, troque a engrenagem planetária inteira.

Para garantir o bom funcionamento do motor de arranque, também é recomendado fazer a troca do pinhão durante a manutenção. Além disso, ao remontar o motor, limpe a engrenagem planetária e, em seguida, lubrifique todo o conjunto com graxa.

Como você conferiu ao longo deste artigo, a engrenagem planetária no carro serve para reduzir a rotação do induzido do motor de partida e multiplicar o torque. Desse modo, ela aumenta a vida útil da peça.

Apesar de ser um equipamento de alta durabilidade, com o tempo, ele vai se desgastando e pode apresentar problemas. Nessa hora, siga nosso passo a passo para fazer a substituição do item e utilize sempre peças de boa qualidade para garantir uma maior potência, eficiência e durabilidade do veículo.

Se você gostou deste artigo, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e ajudar seus amigos a entenderem o que é a engrenagem planetária e como ela funciona!

Você também pode gostar