Problemas causados por motor de arranque de trator estragado!
Os tratores são veículos com alta capacidade de tração e maior torque do que carros de passeio, o que os torna instrumentos ideais para o trabalho agrícola. Graças à sua grande eficiência, eles são utilizados em tarefas que, no passado, eram feitas por pessoas ou animais.
Profissionais que lidam com veículos pesados na oficina certamente sabem que existem algumas diferenças entre a mecânica dos tratores em comparação aos demais veículos. Porém, no que diz respeito ao motor de arranque, o equipamento tem um funcionamento semelhante em todos os veículos a combustão.
Para ajudá-lo durante o trabalho na oficina, preparamos este artigo com os principais problemas que podem surgir no motor de arranque de trator, além de trazer dicas para a manutenção e algumas das características específicas desse tipo de veículo. Acompanhe!
Quais os problemas mais comuns no motor de arranque de trator?
Localizado próximo ao volante do veículo, o motor de arranque — que também é conhecido como motor de partida — é responsável por fazer com que o motor principal dê os seus primeiros giros. Com isso, os ciclos de combustão são iniciados e o trator entra em movimento.
Como esse equipamento é acionado somente quando o trator é ligado, ele tende a apresentar uma vida útil longa se comparado aos outros itens do veículo. Porém, com o tempo, seus componentes tendem a se desgastar e apresentar alguns problemas. Confira, a seguir, quais são as falhas mais comuns no motor de arranque de trator.
Problema nas escovas
As escovas estão localizadas no porta-escovas e são feitas de um material leve e macio, sendo responsáveis por conduzir a energia elétrica no induzido. Seu funcionamento é como um motor elétrico e, portanto, trata-se de um dos itens do motor de arranque que mais apresentam falhas.
Quando há problemas nas escovas, o motor perde eficiência, podendo haver dificuldade para ligar o trator e a sensação de que o motor está “pesado” ou “cansado”. Nesse caso, é necessário trocar as escovas.
Defeito na chave magnética
Também chamada de automático de partida, essa peça tem um papel fundamental: é ela que gera o campo magnético que cria os primeiros giros no motor principal do veículo, além de empurrar e conectar o pinhão ao volante do motor.
Defeitos na chave magnética não são comuns, mas os principais indícios de que há algo errado incluem a dificuldade na partida e um som de estalo ao girar a chave, o que é causado pelo fato de o campo magnético ser gerado, mas não mantido. A solução para o problema é a troca.
Falha no pinhão
Se o motor de arranque de trator está funcionando, mas não gira, preste atenção ao pinhão (ou bendix). Isso porque esse é o principal sinal de problema nesse acessório, assim como a presença de um ruído alto, parecido com uma serra motorizada.
O pinhão é o dispositivo que transmite o giro do volante até o motor, sofrendo uma grande pressão nesse processo. Entre os problemas mais comuns, destacamos quando o pinhão não se encaixa nas outras peças do motor de arranque ou quando ele está fixado demais ao volante.
Problema no induzido
O induzido é outra peça muito importante do motor de arranque, estando localizado próximo ao pinhão e à bobina. Seu papel é agir como condutor para a onda elétrica, fazendo com que ela circule e garanta o funcionamento adequado das demais peças do sistema.
O desgaste natural e o uso constante do arranque são as principais causas de uma falha no induzido. Quando isso acontece, os sinais são parecidos com os de defeitos nas escovas: dificuldade para dar a partida e sensação de motor “pesado”. Nesse caso, é preciso trocar a peça completa.
Como solucionar os problemas?
Como já abordamos, o motor de arranque é um equipamento que apresenta alta durabilidade, pois é acionado somente quando o motorista liga o trator. Com isso, ele geralmente não apresenta danos, sobretudo em veículos novos.
Porém, com o passar do tempo, as peças tendem a se desgastar, sendo necessário trocá-las quanto antes para evitar problemas maiores. Por isso é tão importante fazer revisões preventivas, de modo a verificar o estado e a conservação dos itens que compõem o motor de arranque e identificar alguns dos sinais que você conferiu no último tópico.
Caso um cliente chegue à oficina com um trator antigo, é importante fazer uma avaliação aprofundada, pois modelos fabricados há décadas costumam ter sérias adaptações mecânicas. Com isso, evite focar apenas em uma peça específica, pois pode ser que outros itens do motor também estejam danificados e precisem ser reparados ou trocados.
Quais as características mecânicas específicas dos tratores?
Agora que você já sabe quais são os problemas mais comuns no motor de arranque de trator, separamos algumas características mecânicas específicas desse tipo de veículo para ajudá-lo durante a manutenção. Confira:
- sistema elétrico: tratores modernos demandam mais desse sistema, pois possuem funcionalidades específicas, como acionadores de tração auxiliar, sistemas automatizados de monitoramento, variadores de torque, controladores e tomada de potência. Com isso, a bateria e o alternador podem apresentar problemas;
- óleos lubrificantes: máquinas agrícolas contam com óleos lubrificantes específicos, que são essenciais para lubrificar e limpar as peças. É o caso de lubrificantes para engrenagens, sistemas hidráulicos e motores em fase de amaciamento;
- filtro de ar: responsável por purificar o ar que entra na câmera de combustão, o filtro do trator é diferente do de carros de passeio. Para esse tipo de veículo, são utilizados os filtros de banho de óleo ou de ar seco;
- limpeza: por trabalhar em ambientes com bastante impureza, o trator requer um cuidado a mais durante a manutenção, pois é preciso retirar sujeiras como restos de sementes e adubos para que o trabalho seja feito de maneira adequada.
Por ser uma ferramenta de trabalho para muitas pessoas, o trator deve sempre estar em perfeitas condições. Afinal, a presença de problema em algum equipamento pode acarretar perdas na colheita e grandes prejuízos para o proprietário.
Desse modo, fique atento ao motor de arranque de trator e seus componentes, de modo a garantir que esse item esteja sempre funcionando adequadamente.
O que você achou de nosso artigo? Conhece alguma orientação específica para a manutenção de motor de arranque de trator? Deixe o seu comentário e compartilhe com os nossos outros leitores!