Motor de partida do ônibus: o que saber sobre esse componente?
De modo geral, o motor de partida do ônibus apresenta a mesma função e os mesmos componentes que os demais veículos. Apesar de não contar com números tão expressivos no trânsito quanto automóveis e motocicletas, os ônibus são bastante comuns e muito importantes para a locomoção em nosso país. Atualmente, há cerca de 660 mil ônibus no Brasil, sendo utilizados sobretudo como meios de transporte coletivo.
Por se tratar de veículos pesados, é necessário que esses veículos recebam cuidados específicos, de modo a garantir que estejam sempre em pleno funcionamento. Da mesma forma, a manutenção de um ônibus também é diferente de outros automóveis.
Uma dúvida muito comum entre os motoristas é quanto ao motor de partida do ônibus. Afinal, ele apresenta diferenças dos demais veículos? E quais as diferenças entre o funcionamento de um ônibus e o de veículos leves? Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto!
Função do motor de partida
Também conhecido como motor de arranque, o motor de partida está presente em todos os veículos a combustão, o que inclui desde carros de passeio até ônibus e caminhões. Sua função é essencial: é ele que dá início ao funcionamento do motor.
Para executar sua função, o motor de partida recebe energia da bateria automotiva e a transforma em energia mecânica, de modo a movimentar as partes internas do motor do veículo até que o primeiro ciclo de combustão aconteça.
O equipamento começa a funcionar assim que o motorista vira a chave do carro. Nesse momento, a energia da bateria faz com que o motor de partida gire e leve o impulso inicial para que o virabrequim do motor se movimente e a combustão seja iniciada.
É a atuação em conjunto de todas as peças do motor de partida que garante o seu funcionamento adequado. Entre os principais componentes estão a chave magnética, o rotor, o indutor, as escovas, o induzido, o impulsor e o mancal traseiro.
Funcionamento do motor de partida no ônibus
De maneira geral, o motor de partida de um ônibus apresenta a mesma função e os mesmos componentes que o motor dos demais veículos. A diferença de um veículo para outro está, basicamente, na potência.
Isso acontece porque o ônibus, por ser um veículo pesado, requer um torque muito maior para se movimentar. Não é à toa que ele utiliza o motor a diesel, que contribui para o alcance de um torque maior em baixas rotações se comparado aos motores a gasolina.
Dessa forma, o motor de partida do ônibus e o de outros veículos pesados tendem a ser mais potentes e apresentar uma taxa de compressão mais alta. Afinal, se não houvesse essa característica, seria impossível acionar o motor de um veículo pesado.
Uma consequência direta disso é uma incidência maior de problemas no motor de partida. Mesmo que o equipamento tenha alta durabilidade, como ele precisa se esforçar mais no ônibus do que em outros veículos, é preciso verificar a necessidade de manutenção sempre que há algum indício de falha, como falta de torque ou potência ao dirigir ou dificuldade para dar a partida.
Diferenças na mecânica entre carros comuns e ônibus
Depois de entender quais são as principais características do motor de partida e as diferenças desse equipamento entre um ônibus e outros veículos, é hora de conferir quais são as particularidades da mecânica nos veículos pesados. A seguir, listamos as principais. Confira!
Maior consumo de energia
Em comparação aos carros de passeio, os ônibus demandam uma quantidade muito maior de energia durante a utilização de acessórios elétricos e eletrônicos, como o ar-condicionado.
Uma vez que o consumo de energia é maior nesses veículos, os itens que compõem o sistema elétrico do ônibus — o que inclui a bateria e o alternador — trabalham mais. Desse modo, eles tendem a se desgastar com mais rapidez, o que pode atrapalhar o funcionamento de outros equipamentos, como o motor de partida.
Isso significa que, na hora da manutenção, é muito importante ficar atento ao sistema elétrico do ônibus para verificar se todos os itens estão em perfeito estado, se a bateria precisa ser recarregada e se algum componente do alternador está com alguma falha.
Dificuldades na partida em dias frios
O motor a diesel requer a presença de um grande calor interno para que o combustível em seu interior seja queimado. Desse modo, os dias frios podem atrapalhar o funcionamento do ônibus, pois será necessário esperar um tempo maior até que a temperatura adequada seja atingida.
Veículos leves não sofrem tanto com o clima, pois não precisam de uma temperatura tão alta para que seu motor funcione. Porém, dependendo de quão baixa estiver a temperatura, a mistura de ar e combustível admitida no motor também será prejudicada.
Vale destacar que a dificuldade na partida em dias frios é bastante comum para quem conduz ônibus. Na oficina, oriente seus clientes a girar a chave para a posição inicial, sem ligar o motor, quando isso ocorrer. Depois, basta ficar atento ao painel, que vai indicar quando o motor está pronto para dar a partida.
Presença de bateria adicional
Essa não é uma regra para todos os ônibus, mas é comum encontrar modelos com uma bateria adicional. O item extra existe para que o motor receba uma ajuda a mais para funcionar.
Se você notar problemas na hora da partida, a culpa pode ser de uma falha no sistema elétrico ou de uma bateria descarregada. Nesse caso, é preciso fazer as revisões adequadas e/ou recarregar ou trocar a bateria.
Atualmente, os ônibus são um meio de transporte muito importante nas cidades, pois são responsáveis pela maior parte da locomoção de passageiros no país. Por isso, é muito importante fazer a manutenção correta desse veículo para garantir o seu funcionamento de maneira adequada.
Como o motor de partida do ônibus conta com uma potência maior do que em veículos leves, lembre-se de ficar atento a esse equipamento e realizar manutenções frequentes para certificar-se de que tudo está em perfeitas condições. E escolha fornecedores de peças automotivas de qualidade para evitar dores de cabeça no futuro.
Que tal conferir mais informações sobre o motor de partida e outros componentes dos veículos? Para isso, curta a nossa página no Facebook e acompanhe todos os nossos conteúdos!